Por EDDA RIBEIRO*

Rio - Mais um canal pode favorecer o consumidor na hora de exigir os seus direitos. A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) passou a integrar o Projeto Expressinho, uma área do setor de conciliação na sede do Procon-RJ. Assim, a resolução dos problemas será feita diretamente com representante da associação, na presença de mediadores do Procon.

O atendimento será as terças e quintas de 9h às 17h, na Av. Rio Branco 25, no 5° andar - Centro. Se o caso apresentado tiver fundamento com o Código de Defesa do Consumidor, ele será atendido pelo Departamento Jurídico da Asserj, para que a conciliação seja feita no local, com resolução no mesmo dia.

Segundo Soraia Panella, coordenadora de atendimento do Procon Estadual, as reclamações mais comuns neste segmento são sobre preços diferentes na gôndola e no caixa ou data de validade vencida do produto. Para reclamar, é preciso ir munido de documento com foto. "Além disso, o consumidor deve trazer registros pertinentes à reclamação, que geralmente são nota fiscal de compra e fotos e outros documentos retirados na loja, como cupom fiscal e encartes," diz Soraia.

Fazem parte da associação as redes Guanabara, Prezunic, Mundial, Pão de Açúcar, Carrefour, Supermarket, Zona Sul, MultiMarket e Rede Economia, entre outros.

"Facilitar a conciliação no ato da reclamação diminui a necessidade de abrir processos administrativos, reduz a burocracia e o custo da máquina pública, além de alcançar o objetivo mais rápido", afirmou o presidente da Asserj, Fábio Queiróz.

*Estagiária sob supervisão de Martha Imenes

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