Estande da Werner na feira calçadista FN Platform, em Las Vegas  - Viviane Faver/Agência O Dia
Estande da Werner na feira calçadista FN Platform, em Las Vegas Viviane Faver/Agência O Dia
Por VIVIANE FAVER

Nova York (EUA) - Empresas calçadistas brasileiras ganham espaço nos Estados Unidos, com 21 marcas de varejo presentes na feira calçadista FN Platform, em Las Vegas. A expectativa é de que ao final do evento mais de US$ 3,7 milhões em negócios sejam gerados para essas empresas.

A iniciativa tem suporte do programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Brazilian Footwear.

A analista de promoção comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel, destaca que, durante a feira, foi comercializado o equivalente a US$ 752 mil, porém a expectativa da combinação com pós-negócios devem somar mais US$ 3 milhões.

"Os Estados Unidos são o principal destino do calçado brasileiro no exterior. Trata-se do mercado mundial que mais consome calçados, em valores gerados. Por outro lado, é um país onde se encontra muita concorrência, especialmente com calçados asiáticos, por isso a importância de manter e ampliar a presença brasileira, fortalecendo a imagem do nosso produto junto ao consumidor norte-americano", avalia.

Para se ter uma ideia, em janeiro os Estados Unidos importaram o equivalente a US$ 18,47 milhões em calçados brasileiros, 18% do total gerado pelas exportações nacionais (de US$ 99 milhões no mês). O resultado também é 52% superior ao registro do primeiro mês de 2018, mostrando crescimento deste mercado.

Para o gerente de exportação da marca Kidy, Rodrigo Nunes, a mostra foi positiva. "Recebemos diversas visitas de países que ainda não trabalhamos, como Nigéria, Japão, Índia e Porto Rico, sendo que com este último efetuamos negócios e abrimos um mercado importante com uma rede de e-commerce", comenta.

A empresa existe há 28 anos e é a terceira vez que expõe na feira. Nunes diz que essa participação gera maior posicionamento e internacionalização da marca. Ele acrescenta que sua participação este ano serviu para consolidar a marca no território americano e fidelizar mais clientes estrangeiros.

"Participar da feira em Las Vegas e também do movimento que acontece em Atlanta (Atlanta shoe market) é crucial para os negócios", afirma o gerente de exportação da Kidy.

E os negócios fluíram para a Werner. Segundo o gerente de vendas da empresa, Isaque Weber, o objetivo de encontrar um parceiro local para distribuição e suporte na América foi alcançado. "Com um parceiro local a marca vai estar presente em mais eventos, aumentando seu reconhecimento no mercado", diz.

A Calçados Ala, que há dois anos não participava da FN Platform, abriu três novos clientes importantes. "Eles iniciaram com um volume menor, mas têm grande potencial de crescimento no México, República Dominicana e Venezuela", conta o representante de exportação da empresa, José Luis da Rocha, para quem a feira também serviu como uma forma de manutenção da presença naquele mercado.

Participaram da FN Platform: Rider, Cartago, Ipanema, Zaxy, Grendene Kids, Boaonda, Carrano, Vicenza, Werner, Kidy, Magia Teen, Petite Jolie, Ala, Zatz, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Modare Ultraconforto, Vizzano e Schutz.

Edição: Martha Imenes

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