Varejistas visitam maior hub de inovação da América Latina

Visitantes conheceram soluções para ampliar os negócios

Por O Dia

-
Rio - Era para ser uma reunião para troca de experiências, mas virou negócio fechado para implantação de um projeto piloto para estruturação de informações de venda e faturamento. Esse foi o resultado do encontro entre representantes de uma loja de biscoitos finos e uma startup especializada em sistemas de gestão e curadoria de dados. O "match" aconteceu durante uma visita da empresa ao espaço Cubo, maior hub de empreendedorismo da América Latina, em São Paulo. Em um dos andares dedicado ao varejo e mantido pela administradora de shoppings referência no país, mais de 20 empresas de tecnologia desenvolvem, experimentam e apresentam às marcas soluções inovadoras aos velhos e novos problemas enfrentados na atividade.
E foi exatamente esse ambiente de oportunidades o escolhido pelo maior programa de aceleração do varejo brasileiro desenvolvido pela Endeavor - o brMalls Partners - para conectar as empresas selecionadas com aplicações inovadoras para o negócio. Ao todo, 15 marcas participaram das rodadas de apresentação de soluções ligadas à gestão de dados inteligente, conciliação de créditos, programa de bonificação e bem-estar social para colaboradores e soluções em TI.
Com plano de expansão audacioso que prevê passar das atuais 20 lojas para 200 operações em cinco anos, Raul Matos, dono da Biscoitê, vai aplicar a solução da startup Looqbox para estruturar os dados de vendas, faturamento e SKUs de seus estabelecimentos nos próximos três meses. A intenção é fortalecer a estratégia de alavancagem da empresa e melhorar a performance de vendas. "Nós entendemos que é fundamental fortalecer a base de nossa pirâmide e apostamos na tecnologia para entregar bons sentimentos para o nosso público com os nossos produtos", afirma Raul.

Os desafios da economia e do mercado moderno não permitem mais que as empresas se preocupem em desenvolver apenas o próprio negócio. Colaborar para o aprimoramento do ecossistema onde estão inseridas também faz parte da agenda das organizações comprometidas com a sustentabilidade das operações de seus setores, principalmente, no longo prazo.
Desde 2018 foram promovidas cerca de 700 conexões entre CEOs, diretores e gestores de 100 empresas com as 25 startups dedicadas ao varejo. Desses contatos, mais de 30 projetos pilotos foram implantados e experimentados pelos lojistas e parceiros. Para o Gerente de Inovação e Transformação Digital, Gustavo Queiroz, "a brMalls tem como compromisso proporcionar uma vivência da inovação e contribuir também para o desenvolvimento do ecossistema de startups". Sobre as empresas do programa brMalls Partners, Gustavo completa ainda que diante do desafio que cada uma possui "é fundamental elas terem a tecnologia como aliada no dia a dia para crescerem de forma escalável".
Para quem é do ramo de inovação, os encontros promovidos no espaço Cubo Retail geram oportunidades de crescimento e reconhecimento no mercado de tecnologia. Há 6 anos à frente da Looqbox, Rodrigo Murta afirma que "diante de inúmeras empresas do setor existentes, ser indicada por um grande player como a brMalls para ajudar executivos e estar em contato com potenciais clientes é um ganho absurdo. A gente cresce junto com eles sem reinventar a roda, com soluções que já foram aplicadas e que podem dar certo com os lojistas também".

Programa de aceleração com resultados
O brMalls Partners fomenta o empreendedorismo no varejo do país, diagnosticando os principais problemas enfrentados pelos lojistas para ajudar na busca por soluções criativas e inovadoras. No ano passado, as empresas aceleradas registraram um aumento de 33% no seu faturamento e crescimento médio foi de 14% no número de funcionários. O tema do penúltimo encontro abordou os desafios e propostas para desenvolver modelos de expansão por franquias ou lojas próprias.
Nos últimos meses, os empreendedores debateram sobre outros temas como captação de crédito, gestão de pessoas, branding e marketing e gestão financeira. Eles também recebem suporte e orientações de altos executivos da brMalls e de mentores padrinhos da Endeavor.

Comentários