Um feriadão desses, bicho... Confira o que vai funcionar (ou não) no Rio

Serão mais locais abertos que fechados. Para a CDL, comércio tem que dar seu jeito para sobreviver

Por Julia Noia* e Larissa Esposito*

Lojas da Saara, no Centro, não vão abrir durante feriado. Em Madureira, o comércio será das 8h às 12h
Lojas da Saara, no Centro, não vão abrir durante feriado. Em Madureira, o comércio será das 8h às 12h -

Amanhã, dia 15 de novembro, é feriado para comemorar a Proclamação da República. Por esse motivo, os cariocas devem ficar atentos ao funcionamento de toda cidade. São lojas, shoppings, pontos turísticos, transportes, hospitais, bancos, comércio em geral, é importante ficar atento para ver o que abre e o que fecha para não dar de cara na porta, nem ficar mofando esperando condução. Para dar uma mãozinha ao leitor, O DIA fez um levantamento do que abre e o que fecha e os horários diferenciados.

No comércio, por exemplo, as lojas da Saara, no Centro do Rio, não vão abrir e o funcionamento volta somente no sábado, das 9h às 14h. Já o Mercadão de Madureira vai atender das 8h às 12h, podendo estender os serviços dependendo do movimento. Mesmo assim, vale ressaltar que a abertura das lojas de rua é facultativa.

Quem quiser fazer umas comprinhas vai se dar bem. Todas as unidades da rede de Supermercados Guanabara vão funcionar normalmente (8h às 22h). Já o Mundial abre um pouco mais cedo: as 7h30 e vai até 22h. Na Rede Unno, o supermercado Campeão vai operar de 7h às 20h e o SuperPrix de 7h às 21h. A exceção será nas lojas do Prezunic localizadas em: Cidade de Deus, Taquara, Santa Cruz, Caxias Centro e Vilar dos Teles, que vão operar até às 18h.

"Em meio à crise que estamos vivendo, e especialmente a do Rio, que está numa situação difícil, o comércio tem que usar todas as ferramentas disponíveis que tiver", diz Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDL-Rio).

VLT, trens, metrô, BRT e barcas terão horários diferenciados

Para não perder a viagem, o VLT Carioca informa que as linhas 1, 2 e 3 terão trechos circulando de 6h à 0h e os intervalos seguem a programação de feriados e fins de semana, variando até 20 minutos. Procurado, o BRT disse que funcionará em horário de feriado, mas não informou como. Porém, os ônibus vão operar normalmente, segundo a Fetranspor.

Já os trens da SuperVia vão circular entre 4h35 e 21h45, de acordo com os horários programados na grade de feriados para cada ramal. Durante os dias úteis, as viagens costumam ir de 4h30 às 23h. Ao longo da sexta-feira, serão oferecidas viagens extras nos ramais Japeri e Santa Cruz. Partindo de Japeri para a Central, os horários extras são de 5h, 6h11 e 6h51. Para o retorno, as partidas serão às 16h21, 18h21 e 19h01. Já de Santa Cruz para a Central, o extra será apenas às 5h47 e a volta marcada para 17h11.

No MetrôRio, as três linhas do metrô vão operar das 7h às 23h e a transferência entre as linhas 1 e 2 deverá ser feita na estação Estácio. 

A CCR Barcas vai operar com a grade de feriados, conforme disponível em www.grupoccr.com.br/barcas/linhas-horarios-tarifas. É importante ressaltar que as linhas Charitas e Cocotá (Ilha do Governador) não funcionarão e as viagens na linha Arariboia acontecerão de hora em hora.

Shoppings vão operar com esquemas especiais

Quem quiser aproveitar o feriadão para passear com a família, comer fora e curtir um cinema, os shoppings também terão horário especial. No Plaza Shopping Niterói, as lojas e quiosques funcionam das 15h às 21h; alimentação e lazer das 12h às 22h; restaurantes e cinemas funcionam de acordo com seus horários.

Já no Norte Shopping, lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h; praça de alimentação, restaurantes e lazer abrem das 12h às 22h. O cinema abre de acordo com a programação e o Pátio fica aberto das 6h à 0h.

Lojas e quiosques do Shopping Tijuca vão abrir das 13h às 21h, restaurantes e praça de alimentação de 12h às 22h e o cinema de acordo com a programação da Kinoplex.

No Bangu Shopping, lojas e Quiosques atenderão das 13h às 21h; alimentação e lazer das 11h às 22h.

No São Gonçalo Shopping, o horário de abertura opcional das lojas e quiosques é de 13h às 15h, mas o funcionamento obrigatório será das 15h às 21h. Os serviços da praça de alimentação e do Playtoy serão das 11h às 21h.

No Via Parque Shopping, as lojas e quiosques funcionam das 15h às 21h. A praça de alimentação e os restaurantes, das 12h às 22h.

MAIS SERVIÇOS

O Cristo Redentor ficará aberto para visitação das 8h às 19h e os bondinhos do Pão de Açúcar funcionam das 8h às 21h.

O Jardim Botânico funciona das 8h às 18h e a Floresta Nacional da Tijuca, das 8h às 17h.

O Theatro Municipal também vai abrir para o público, mas muda a escala das visitas guiadas que, em feriados, percorrem o prédio histórico às 11h, 12h e 13h.

As agências bancárias não funcionam no feriado.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que, durante todo o feriado, os hospitais funcionarão normalmente.

A Enel mobilizou 220 equipes de campo ficarão de plantão em pontos estratégicos para agilizar eventuais atendimentos de emergência.

Os setores operacionais da Cedae vão funcionar normalmente, realizando serviços de manutenção emergencial. Mas as agências de atendimento aos clientes não abrirão.

No Recreio Shopping, o funcionamento das lojas e quiosques serão das 13h às 21h; praça de alimentação e restaurantes das 12h às 21h.

O Shopping Grande Rio funcionará no seguinte horário: lojas e quiosques das 11h às 21h, e a praça de alimentação, das 11h às 22h. O Hipermercado Extra funcionará das 8h às 23h. O cinema abre de acordo com a programação.

Lojas e quiosques do Shopping Jardim Guadalupe abrem das 13h às 22h, e a praça de alimentação, das 12h às 21h. O cinema funcionará de acordo com a programação.

No Partage Shopping São Gonçalo, as lojas e quiosques operam das 15h às 21h, as operações de alimentaçãodas 11h às 21h, os bares e restaurantes do Jardim das 11h às 23h e o cinema conforme as sessões.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários