Abono do Bolsa Família sairá em dezembro

Pagamento do 13º salário vai sair junto com o benefício, que vai de 10 a 23

Por MARTHA IMENES

Beneficiários do Bolsa Família
Beneficiários do Bolsa Família -

Os beneficiários do Bolsa Família, que esperavam o pagamento do abono de Natal junto com os demais trabalhadores, que receberam uma parcela nesta sexta-feira, terão que aguardar mais um pouco para poder retirar o dinheiro: ele será pago junto com o benefício de dezembro, que vai de 10 a 23 de dezembro, conforme texto da Medida provisória publicada em outubro pelo presidente Jair Bolsonaro. No Rio são 849 mil famílias. No país são 13,5 milhões de famílias beneficiárias.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda para as famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A iniciativa é voltada para famílias pobres ou extremamente pobres, que tenham faixa de renda mensal de até R$ 178 por pessoa.

As regras do programa exigem, ainda, que crianças de 0 a 7 anos estejam com o cartão de vacinação em dia. Para famílias com adolescentes, a frequência na escola também é um requisito. Pelo menos 85% de presença nos dias letivos para a faixa etária de 6 a 15 anos, e 75% para jovens de 16 a 17 anos.

É possível tirar dúvidas e se informar sobre o programa através do telefone 0800 707 2003, serviço mantido pelo Ministério da Cidadania.

Validade

De acordo com o ministro Osmar Terra o benefício será fixo a partir do ano que vem, onde deverá ser previamente alocado na previsão do Orçamento. Mas é bom lembrar que por se tratar de Medida Provisória, o texto já conta com força de lei, mas precisa ser aprovado pelo Congresso em até 120 dias para não perder a validade.

Calendário
Os pagamentos variam de acordo com o dígito final do PIS, NIT ou NIS. Quem tem o final de inscrição 1, por exemplo, vai receber no dia 10. Os que tem final 2, sacarão o dinheiro dia 11, e assim por diante até o dia 23 de dezembro, quando é pago o equivalente ao final nove.


Golpe usa o nome do programa

Está circulando pelo WhatsApp um golpe para roubar dados de beneficiários do Bolsa família. A mensagem vem com um link que, ao ser acessado, informa que o beneficiário terá direito à liberação instantânea do 13° salário do Bolsa Família.
Os fraudadores informam que as inscrições e a lista de beneficiários do 13° salário do Bolsa Família estão disponíveis em um site. Para a pessoa ter acesso a este site, é necessário compartilhar um link com seus contatos. E vai mais além: pede informações pessoais e números de documentos.
Procurado, o Ministério da Cidadania, responsável pelo programa, informa que não solicita e não concede o benefício social sob condição de compartilhamento de links pelo WhatsApp.
"Todos os procedimentos que estão sendo feitos partem das informações já existentes do beneficiário do programa. Desse modo, não é necessário o fornecimento de nenhuma informação nova", alerta Caroline Paranayba, diretora do Departamento de Benefícios do Ministério da Cidadania.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários