Excesso de trabalho, estresse elevado

Mudanças previstas na Medida Provisória 905 aumentam a carga de trabalho de comerciários. Confederação entrou com ação no STF contestando pontos da MP

Por MARTHA IMENES

Como se livrar do estresse no trabalho
Como se livrar do estresse no trabalho -
Os trabalhadores têm uma difícil missão pela frente: conciliar as atividades aos domingos e feriados, sem restrições, com as rotinas do dia a dia, além de enfrentar longos períodos no transporte e afazeres domésticos, por exemplo. Especialistas advertem que a sobrecarga de trabalho, autorizada pela Medida Provisória 905, que criou o programa Verde Amarelo, pode levar ao aumento do nível de estresse e predispor as pessoas a doenças. Os principais afetados com essa medida são os bancários, que teriam
que trabalhar aos sábados, e comerciários, que inclusive questionam na Justiça as novas regras. O DIA pegou dicas para ajudar o leitor a lidar com o estresse diante dessa sobrecarga de trabalho

De acordo com a Previdência Social, atualmente, o estresse no ambiente de trabalho é considerado o terceiro motivo que mais provoca afastamento por mais de 15 dias. No mundo todo, 30% dos trabalhadores ocupados sofrem com transtornos mentais e comportamentais, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em maio, a Síndrome de Burnout foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como resultado de estresse crônico no trabalho.

Segundo Tatiane Paschoal, doutora em psicologia social, do trabalho e das organizações pela Universidade de Brasília (UnB), o Burnout é resultado da sobrecarga e de condições ruins de trabalho. "Quando o estresse vira rotineiro e elevado a pessoa se sente exausta e não encontra mais significado no trabalho", explica.

Fugir do estresse muitas vezes não é possível, mas o trabalhador pode tomar algumas medidas para não sentir os efeitos da longa jornada. E como minimizar esses efeitos no dia a dia? "Primeiramente, ao acordar, alongue-se. Prepare os músculos e tendões para enfrentar a longa jornada. Se possível faça uma meditação por 5 minutos, com o objetivo de planejar o dia e organizar sua mente. Se tem algo para resolver e está enfrentando dificuldades, busque estar ao ar livre para ter ideias e arejar a mente", orienta Gizeli Porto, fisioterapeuta especialista em acupuntura e coaching.

Comerciários e bancários

O trabalho aos domingos e feriados sem restrições no comércio já havia sido rejeitado no Senado, mas o tema voltou na MP 905. E isso fez com que a a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) ajuizasse uma Ação Direta de Inconstitucionalidade
(ADI 6.267) no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de suspensão de dispositivos da MP.
Segundo a confederação, ao editar a medida provisória que altera mais uma vez a legislação trabalhista, o governo inseriu uma matéria rejeitada pelo Senado, o que é vedado pela Constituição.

A entidade sindical sustenta ainda que a liberação para o trabalho aos domingos e feriados no comércio pressupõe a autorização em convenção coletiva da categoria.

Para a confederação, não há justificativa para a alteração, que pode obrigar os empregados do setor a trabalhar três domingos por mês e folgar apenas um, o que para a CNTC, seria um
retrocesso social.

Após negociação entre representantes dos bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) regras de trabalho dos funcionários continuam como estão: jornada de seis horas
diárias de segunda a sextafeira. Valores e regras da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) continuam negociados com os sindicatos da categoria.

Como prevê a atual convenção coletiva do bancários, o trabalho aos sábados somente será permitido se houver negociação com sindicatos.

Confira algumas mudanças que constam na MP

Lançada em 11 de novembro, a Medida Provisória 905/2019 altera pontos da legislação trabalhista e cria o Contrato de Trabalho Verde Amarelo, que dá incentivos a empresas para contratar jovens entre 18 e 29 anos, sem experiência na carteira, pelo prazo determinado de dois anos. Para bancar a iniciativa, o governo anunciou que irá taxar o seguro-desemprego. A estimativa oficial é de 1,8 milhão de vagas de emprego em um prazo de três anos.
Entre as principais condições criadas para incentivar as contratações na modalidade estão: isenção das alíquotas do Sistema S, do salário-educação e da contribuição patronal de 20% para o FGTS. As mudanças geram um corte de até 34% dos impostos pagos sobre a folha.
A MP também prevê redução de 8% para 2% do valor do salário na contribuição do empregado para o Fundo do Tempo de Serviço (FGTS) e da multa de 40% para 20% - podendo ser resgatado também em casos de demissão por justa causa.
Outra iniciativa é a antecipação de pagamentos, como férias, 13º salário e saldo do FGTS.


Veja dicas para acabar com o estresse no trabalho

1. Respire profundamente
Esta dica simples pode trazer muitos benefícios para melhorar a saúde física e mental do trabalhador. Ao longo do dia, tire pelo menos 5 minutos para relaxar e respirar profundamente. Segure um pouco e solte o ar lentamente. Repita este processo até se sentir mais calmo.

2. Durma bem

O excesso de estresse pode causar distúrbios do sono e aumentar o cansaço, a fadiga mental e a perda de produtividade. A qualidade do sono é fundamental para garantir um corpo e uma mente saudáveis, ajudando também na redução do estresse.

3. Planeje o dia seguinte
Uma das situações que mais causam estresse no ambiente de trabalho é a falta de organização e de planejamento. Uma dica muito simples é conseguir organizar uma lista de tarefas para o dia seguinte.

4. Faça pequenas pausas
Crie uma rotina de trabalho que intercale um período de tempo para cada tarefa, de forma que mantenha a concentração, e um breve descanso. Por exemplo: trabalhe durante 90 minutos seguidos, sem pausa, e, em seguida, pare 10.

5. Aprenda a dizer não
Aprender a falar não ajuda muito a reduzir o estresse. Saiba avaliar se as exigências e as tarefas estão de acordo com suas prioridades. Caso seja necessário cumprir o que foi passado, avalie a possibilidade de delegar atividades.

6. Liste prioridades
Ficar desorganizado no trabalho pode gerar muita ansiedade e aumentar o estresse de forma considerável. Tenha em mãos uma agenda para colocar todas as tarefas do dia e escolha as prioridades.

7. Faça atividades físicas
Estar bem fisicamente pode contribuir para o controle do estresse, ajudando a aumentar a energia e disposição, além de auxiliar na liberação de diversos hormônios relacionados ao bom humor.
8. Coma alimentos saudáveis
Muitos alimentos podem contribuir para o bem-estar físico e mental. O ideal é fazer pequenas refeições ao longo do dia com frutas, legumes, verduras, carnes magras e carboidratos integrais. Evite alimentos ricos em gorduras e açúcares, eles podem atrapalhar na liberação dos hormônios saudáveis. Aumente a ingestão de líquidos para auxiliar na hidratação corporal e promover melhor concentração e foco.

Prática 'zen' para dentro de casa

Evite discussões, se sentiu que começou a se alterar, busque conversar em um outro momento ou após as refeições, onde o nível de prazer e saciedade está mais alto no organismo, favorecendo a boas soluções.

Busque criar metas dentro da casa, alternando os dias para nao sobrecarregar o corpo. Leia livros e assista filmes positivos para elevar os pensamentos positivos e estimular o corpo a produzir sensação de bem estar.

"Ao chegar em casa, com o corpo cansado, procure se alimentar e deitar por 1h para restaurar a circulação do corpo. Isso diminui inchaços e dores nas pernas, além de melhorar a circulação corporal e a rigidez do corpo. Somente depois, busque fazer as tarefas", orienta a terapeuta Gizeli Porto.

E continua: "Frequente ambientes que estimulem sentimentos positivos, como andar em parques, por exemplo. O contato com a natureza muda a vibração dos pensamentos negativos e restaura a calma de suas emoções para estados mais positivos. Minimizando a ansiedade e o estresse".

"No trabalho e em casa, busque conversar assuntos positivos, se tem algo para resolver, busque encontrar soluções. Evite críticas , discussões e excesso de julgamento. Além de manter uma baixa vibração de sentimentos negativos, dificulta a encontrar soluções no trabalho, como mantém você com sentimentos ruins que fazem baixar a imunidade e causar doenças", acrescenta Gizeli.

Procure fazer algo de positivo para você e para o próximo, ajudar as pessoas faz aumentar o sentimento de altruísmo, elevando bons sentimentos e isso melhora o afeto, confiança e autoestima. Dedique-se no seu dia, a falar coisas positivas e sinceras das pessoas a sua volta.
Valorize o que o outro tem de positivo. Mantenha-se próximo de seus familiares, amigos e bichos de estimação. O afeto nas relações diminui intensamente o estresse, trás segurança, e acolhimento diante dos desafios da vida. Redobrando sua vontade de manter seu propósito na vida e minimizando o impacto do estresse.
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