Semana termina com 960 vagas de emprego no Rio

Comunidade Católica Gerando Vidas fará ação nesta sexta-feira no Engenho de Dentro

Por MARTHA IMENES

O candidato precisa levar, já nesse primeiro contato, a Carteira de Trabalho e o currículo atualizado para o feirão na Quadra do Arranco do Engenho de Dentro
O candidato precisa levar, já nesse primeiro contato, a Carteira de Trabalho e o currículo atualizado para o feirão na Quadra do Arranco do Engenho de Dentro -
A semana termina com 960 vagas de emprego abertas para quem busca uma oportunidade de retornar para o mercado. A Comunidade Católica Gerando Vidas vai realizar mais uma ação de empregabilidade nesta sexta-feira na quadra da escola de samba do Arranco, no Engenho de Dentro.
As oportunidades são para os níveis Fundamental e Médio. No feirão desta sexta entre as vagas oferecidas estão faxineira (10), consultor técnico de fibra óptica (40), atendente de lanchonete (40), operador de loja (160), repositor (30), pizzaiolo (10), operador de estoque (40).
Paulo Vasconcelos, um dos organizadores do feirão, conta que a entrevista inicial é feita conforme requisitos das empresas contratantes. Ele acrescenta que os interessados serão atendidos por ordem de chegada, sendo distribuídas senhas em quantidade equivalente ao número de oportunidades oferecidas. O atendimento é feito a partir das 10h e são distribuídas senhas. O candidato precisa levar, já nesse primeiro contato, a Carteira de Trabalho e o currículo atualizado.
Dicas para quem quer voltar ao mercado
Tenha foco
Um profissional em busca de recolocação precisa ter clareza sobre quais tipos de problemas consegue resolver em uma empresa. Manter foco significa ter uma área de trabalho bem definida — por exemplo, a de marketing. Dessa forma, será possível comunicar o objetivo de maneira clara no currículo, em uma entrevista de emprego ou nas redes sociais.

Crie uma rotina
Estar desempregado não tem nada a ver com deixar o tempo correr aleatoriamente. É importante criar uma rotina diária de procurar trabalho, fazer cursos online e agendar reuniões com ex-colegas, que pode ser um simples encontro para um cafezinho. Tudo conta como estratégia para sair do sofá e seguir ativo na busca pela vaga.

Atualize-se
Se tiver uma verba rescisória, use parte dela para aprimoramento profissional, com cursos de curta duração ou aulas de idioma. Caso não tenha condições de investir neste momento, existem vários cursos gratuitos, e-books e workshops, disponíveis principalmente na internet, que podem ajudar na melhoria da sua qualificação profissional.

Avalie sites de emprego
Os portais que aproximam candidatos de empregos podem ser boas alternativas para encontrar vagas. Alguns são redes sociais, como o LinkedIn, e outros são portais de cadastro e publicação de vagas, como Catho e InfoJobs. Tenha atenção às opções pagas destes serviços.

Faça um bom currículo
Faça uma apresentação profissional que deixe claras quais são suas capacidades, experiências e pretensões. Também é importante colocar os resultados alcançados em cada empresa que trabalhou, como metas, conquistas e projetos. Isso mostra o seu diferencial diante de outros candidatos.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários