Pan, BMG e Banrisul lideram reclamações

Levantamento do Banco Central aponta que maior problema é informação inadequada

Por O Dia

Os bancos Pan, BMG e Banrisul lideraram o ranking de reclamações contra instituições financeiras no quarto trimestre de 2019. De acordo com o Banco Central, foram consideradas as instituições com mais de quatro milhões de clientes.

No período, o Pan registrou índice de 127,47, a maioria relacionada à 'oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada. O BMG aparece com 68,66 e, em terceiro, o Banrisul com 23,30. Em ambos os casos, a maioria dos clientes também reclamou a respeito de oferta ou prestação de informação sobre serviços ou produtos de forma inadequada.

O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas precedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1 milhão. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. 

Na lista, o Santander aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 22,94). Na sequência estão Bradesco (19,36), Banco do Brasil (19,06), Caixa Econômica Federal (17,19), Itaú (16,85), entre outras.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários