Carnaval: confira o que abre e o que fecha durante o feriadão

Foliões devem ficar atentos ao funcionamento do comércio, bancos e serviços

Por Marina Cardoso

Durante os dias de folia, o atendimento de alguns setores aos consumidores será em horários diferenciados
Durante os dias de folia, o atendimento de alguns setores aos consumidores será em horários diferenciados -

Abram alas que o Carnaval começou. Durante os dias de folia, é preciso ficar de olho nas alterações de funcionamento de serviços e comércio de toda cidade. Transportes públicos estão com a operação 24 horas, shoppings com horário reduzido e os bancos não funcionarão na segunda e terça-feira. Cada rede de supermercado definiu o horário de atendimento.

Os bancos estarão fechados segunda e terça-feira de Carnaval. Voltam a funcionar na Quarta de Cinzas, a partir do meio-dia, com encerramento no horário normal.

Em locais em que as agências fecham antes das 15h, o início do atendimento será antecipado, para garantir o mínimo de três horas de funcionamento. Contas de consumo, como água, energia e telefone, com carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro, podem ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira.

Os postos de habilitação e identificação civil do Detran não abrirão no Carnaval. Dessa forma, o órgão voltará a funcionar normalmente na próxima quinta-feira.

As unidades 24 horas do município do Rio, como UPAs, hospitais e os Centros de Emergência Regional (CERs) funcionam normalmente. As unidades de Atenção Primária (centros municipais de Saúde e clínicas da Família), policlínicas e ambulatórios dos hospitais não abrem na segunda e terça-feira. Durante o ponto facultativo do dia 26, as unidades funcionarão a partir das 13h.

As postos de emergência da Secretaria Estadual de Saúde funcionam normalmente, durante 24 horas, no Carnaval. Nas unidades que não possuem emergência, os serviços estão com horário alterado ou seguem agendamentos já definidos para cada paciente, casos da Riofarmes, Rio Imagem, Iaserj e Postos de Assistência Médica (PAM).

Metrô e trens funcionam 24 horas

O MetrôRio funciona 24 horas. De hoje a terça-feira, as composições da Linha 2 fazem trajeto direto da Pavuna a General Osório. Só as estações General Osório, Carioca, Central, Praça Onze e Cidade Nova contam com bilheterias 24 horas. Catete e Presidente Vargas ficam fechadas e só reabrem às 5h da quarta-feira.

A Supervia opera 24 horas até terça-feira. A empresa fará viagens extras ao longo da operação. Nas madrugadas, atende aos ramais Japeri, Santa Cruz, Deodoro e Saracuruna. A Central ficará aberta até o último trem de terça-feira de Carnaval. O acesso deve ser pelo portão A. De madrugada, outras estações funcionam para desembarque. Passageiros devem consultar a programação em www.supervia.com.br/vemprafolia.

Todos os serviços paradores do BRT estarão em circulação. Algumas linhas expressas e semidiretas funcionam em horários especiais. As linhas 1, 2 e 3 do VLT operam no Carnaval, das 6h à meia-noite. Até quarta, os intervalos seguirão similar aos fins de semana e feriados. Por conta dos blocos na Avenida Presidente, Antônio Carlos e Primeiro de Março, hoje e terça-feira, a linha 2 terá circulação parcial entre Praia Formosa e Colombo já desde 6h, sem serviço de passageiros na Praça XV. A previsão é voltar às 14h.

Nas Barcas, de sábado a quarta, a linha Praça Arariboia-Praça XV funciona a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30. No sentido contrário inicia às 6h. Cocotá e Charitas não funcionam até quarta-feira.

Saiba os horários dos pontos turísticos

Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio estarão fechados - Gilvan de Souza / Agencia O Dia

Entre os principais pontos turísticos da cidade, o Cristo Redentor e o bondinho do Pão de Açúcar, os horários serão normais, de 8h às 19h e de 8h às 19h50, respectivamente. Já o AquaRio também manterá a programação normal, de 10h às 18h.

A atração turística mais recente, a roda gigante Rio Star, oferecerá uma programação especial no deck do espaço com participação da Escola de Samba Vizinha Faladeira, de 16h30 às 18h.

O Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio estarão fechados durante a folia e voltam a funcionar apenas na próxima quinta-feira. O Centro Cultural Banco do Brasil abre normalmente hoje e amanhã, mas ficará fechado na segunda e terça, e quarta-feira voltará a abrir após às 12h.

Já o centro de comércio popular do Rio, a Saara, funciona hoje até as 14h30. Na segunda e terça-feira, as lojas não abrem. Por fim, na quarta-feira, poucos estabelecimentos funcionarão normalmente. 

comércio

GUANABARA

Hoje, segunda e quarta-feira, o mercado funciona normalmente, das 8h às 22h. Amanhã e terça-feira não abrem. 

PÃO DE AÇÚCAR

Todas as unidades abrem em horário normal, das 7h às 23h e 7h às 22h, a depender do estabelecimento. 

EXTRA

Funciona em horário normal, das 7h às 22h. Já o supermercado, no domingo e na terça-feira das 8h às 16h, com exceção das lojas de Bairro de Fátima e Conde de Bonfim que vão até as 18h.

ASSAÍ

Somente na terça-feira, todas as lojas abrirão das 8h às 18h. Nos outros dias o funcionamento será normal, das 7h às 22h.

SUPERPRIX

Nos dias 22, 23 e 24, o horário é normal. Já na terça-feira, o mercado terá esquema especial. Há lojas que vão funcionar até as 14h e outras até 20h e 21h.

MUNDIAL

Sábado, domingo e quarta-feira, as lojas abrem normalmente. Já na segunda, todas as lojas funcionam até as 18h e terça-feira não abre. 

SHOPPING TIJUCA

Hoje e amanhã será normal. Na segunda, praça de alimentação será das 12h às 22h e terça: facultativo. Em ambos os dias lojas fechadas. Na quarta-feira, será das 12h às 22h. 

NORTE SHOPPING

Hoje, o shopping funciona das 10h às 23h. Amanhã e segunda, das 12h às 22h. Na terça, lojas fechadas, já alimentação: facultativa das 12h às 22h. Na quarta-feira, 12h às 22h. 

PLAZA NITERÓI 

O funcionamento hoje é das 10h às 18h. Nos dias 23, 24 e 25, as lojas estarão fechadas. Praça de alimentação facultativa. Na quarta-feira, shopping das 7h às 22h. 

GRANDE RIO

Hoje e amanhã, shopping funciona normal. Na segunda, das 13h às 21h. Na terça, o shopping será facultativo, das 11h às 22h. Na quarta-feira, o horário é a partir das 12h.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários