William Romano não conseguiu sacar a quinta parcela do auxílio emergencial. Ele aguarda contestação que leva 30 dias - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
William Romano não conseguiu sacar a quinta parcela do auxílio emergencial. Ele aguarda contestação que leva 30 diasReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por Marina Cardoso

Rio - Para muitos fazer o saque do FGTS e do auxílio emergencial têm sido uma peregrinação. Beneficiários enfrentam dificuldades para retirar o dinheiro em razão de golpes em saques feito por terceiros. Neste sábado, a Caixa Econômica abre 76 agências no estado, das 8h às 12h, para pagamento do fundo e da renda básica. Nascidos em maio podem sacar o auxílio em dinheiro e os nascido em junho estão aptos a tirar em espécie valores do FGTS.

O engenheiro Sergio Magdaleno, 56 anos, tem sofrido para conseguir ver o FGTS na poupança digital. Quando foi tentar fazer o cadastro no aplicativo do Caixa Tem, não conseguiu. Na hora de inserir a senha, a ferramenta não reconheceu e solicitou novo código para um e-mail que não seria o dele. "Acredito que a partir daí alguém sacou. Fui vítima de fraude, formalizei uma contestação de saque fraudulento do depósito do benefício. Estou indignado a vulnerabilidade da ferramenta", reclamou.

Já William Romano, 43, não consegue receber a quinta parcela dos R$ 600. Ao tentar sacar na agência, o dinheiro já não estava na conta. "Já tinham retirado meu dinheiro. Fui à delegacia em Caxias e na PF. Funcionários não me deram muita ajuda para resolver, e tenho que esperar 30 dias de contestação. É um absurdo isso", desabafa.

Procurada pelo O DIA, a Caixa Econômica informou que colabora com os órgãos de segurança que atuam no combate a fraudes e esclarece que informações sobre eventos criminosos são repassadas exclusivamente às autoridades policiais. Eventuais contestações de saques podem ser formalizadas em qualquer agência. Em casos em que houver comprovação de saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido.

AGÊNCIAS ABERTAS

Ao todo, neste sábado, terão sido pagos R$ 218,3 bilhões do auxílio emergencial para 67,7 milhões de brasileiros, em um total de 324,5 milhões de pagamentos.

Os ciclos de crédito em conta e saques em espécie seguem até dezembro para o pagamento das cinco parcelas definidas pelo Governo Federal para o público do CadÚnico e para quem se cadastrou pelo app 'CAIXA | Auxílio Emergencial' ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

No saque emergencial do FGTS, os nascidos em junho que tiveram o crédito e não movimentaram a conta da poupança digital ou que tenham saldo remanescente podem sacar o benefício em dinheiro. Também é possível transferir os valores, via aplicativo Caixa Tem, para outra conta, do banco ou de outras instituições financeiras.

Os beneficiários podem conferir a relação de agências que estão abertas no site do banco: www.caixa.gov.br/agenciasabado. Todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas. Não é preciso chegar antes do horário de abertura.

Você pode gostar
Comentários