Banco Central - Raphael Ribeiro/BCB
Banco CentralRaphael Ribeiro/BCB
Por Marina Cardoso
Brasil - No dia de abertura de cadastramento das chaves do Pix, nesta segunda-feira, mais de 3,5 milhões de clientes se registraram no meio de pagamentos criado pelo Banco Central (BC). O novo modelo vai permitir transferências e pagamentos instantâneos 24 horas por dia e nos sete dias da semana. Entretanto, neste primeiro momento, o período e só para cadastro, pois o sistema só entra em funcionamento a partir do dia 16 de novembro. Durante todo o dia, clientes relataram dificuldade para acessar os aplicativos dos bancos para conseguir realizar o cadastro. Com a instabilidade, alguns chegaram até sair do ar. 
De acordo com o Banco Central, até as 17h desta tarde, o número de cadastros foi bem expressivo na fase de teste do novo sistema de pagamentos. "Lembrando que o cadastro pode ser feito a partir de hoje quando o correntista quiser. Hoje é tão somente o início do cadastro. A chave é apenas um facilitador para receber um Pix. Recomendamos muito que o usuário cadastre a chave quando quiser, mas ela não é condição imprescindível para fazer um Pix", disseram, em nota. 
Publicidade
Para o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem), Carlos Eduardo Brandt, o interesse no cadastro das chaves indica o nível de expectativa e de valor agregado que as pessoas estão vislumbrando no Pix. “É número bastante significativo, considerando que estamos na fase inicial”, disse.
Instabilidade dos apps dos bancos
Publicidade
Itaú
O Itaú Unibanco esclarece que a instabilidade do app desta segunda-feira foi um problema no aplicativo, não no Pix. O acesso ao app para clientes pessoa física foi reestabelecido ainda na noite de ontem. O banco pediu desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente e segue atuando para eliminar qualquer instabilidade que ainda possa ocorrer. Vale lembrar que o acesso ao Itaú via internet banking, agências, caixas eletrônicos e centrais de atendimento está funcionando normalmente.
Publicidade
NUBANK
No caso do banco digital Nubank, eles informaram que, nesta manhã, alguns clientes encontraram oscilações no carregamento das informações no aplicativo do Nubank, mas as operações já foram normalizadas.
Publicidade
Banco do Brasil 
O Banco do Brasil informou que não teve indisponibilidade no seu aplicativo durante o dia.
Publicidade
Bradesco 
O Bradesco esclarece que registrou momentos de instabilidade no app. Equipes do banco já estão trabalhando para normalização total dos serviços, o que deve ocorrer em breve. É importante esclarecer que os demais canais permanecem ativos.
Publicidade
PIX
O meio de pagamento e transferência foi desenvolvido pelo Banco Central e poderá ser usado como substituto de TED e DOC. O sistema será gratuito para pessoas físicas e instantâneo, com previsão de que as transações sejam aprovadas e finalizadas em até 10 segundos. 
Publicidade
Neste período, os correntistas podem cadastrar as chaves do PIX, uma forma de identificar a conta do cliente. No registro, o interessado deve acessar o aplicativo do banco e informar uma  das três informações: número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ. Há, ainda, a possibilidade de gerar uma chave aleatória, caso o cliente não queira compartilhar seus dados pessoais. 
Na hora de fazer transferência, em vez de informar nome, CPF, número da conta e da agência, feito atualmente, basta colocar a chave Pix.
Publicidade