Pelo celular ou computador é possível criar login e senha de acesso - Reprodução de tela
Pelo celular ou computador é possível criar login e senha de acessoReprodução de tela
Por MARTHA IMENES
O crescimento dos meios digitais há muito saiu da esfera bancária, hoje em dia é possível acessar documentos, fazer solicitações, pegar certidões, eliminar papel - como as carteiras de habilitação, documentos de veículos automotores e o Meu INSS -, entre tantos outros documentos. Atualmente, 80 milhões de pessoas estão cadastradas na plataforma do governo federal. Para se ter uma ideia, de 3,8 mil serviços do governo federal, 60% estão digitalizados. E como ter acesso a esses documentos? É simples, basta criar login e senha no portal gov.br.

"Não é só o governo federal que ganha com a integração ao gov.br , mas também estados, municípios e, principalmente, o cidadão. É possível receber atendimento inteiramente online pelo gov.br em vez de procurar o atendimento presencial ou mesmo telefônico em órgãos públicos", explica o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Um dos serviços, ainda em fase de implantação, que é possível fazer de forma digitalizada e à distância é a prova de vida do INSS, suspensa até dia 31 deste mês por conta da covid-19. Desde agosto está em curso um projeto-piloto para que os aposentados realizem a prova de vida, exigida anualmente, de forma online, pelo reconhecimento facial do gov.br. No Estado do Rio de Janeiro 32 mil pessoas serão convidadas a participar do projeto.

O aposentado Mauro Elysio Tavares de Mello, 56 anos, de Niterói, no Rio de Janeiro, foi um dos convidados: "Em razão da pandemia, imaginei que o governo iria editar algum normativo, alguma mudança no critério, a fim de que as pessoas não precisassem se expor em filas para fazer a prova de vida. Num pandemônio como é com filas, eu não iria me expor, não". "Foi uma medida extremamente positiva fazer a prova de vida pelo celular", avalia o aposentado.

De acordo com o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, o governo federal acelerou a transformação digital durante a pandemia. "São mais de 400 serviços transformados em digitais durante esse período, o que traz benefícios para toda a população".

"Aqueles que estão incluídos digitalmente, têm os serviços 24 horas por dia e acessam no conforto de seus lares, sem precisar de deslocamento. Aqueles que porventura precisem comparecer a uma agência de atendimento, têm também vantagens porque parte da fila de pessoas que ali estariam já migrou para o canal digital", afirma.

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