O comércio fechado afastou os consumidores das compras e resultou em vendas negativas - Luciano Belford/Agência O Dia
O comércio fechado afastou os consumidores das compras e resultou em vendas negativasLuciano Belford/Agência O Dia
Por O Dia
Rio - O comércio lojista da capital fluminense deverá contratar menos de oito mil empregados temporários para trabalhar na época das festas de fim de ano e durante o verão, uma redução de 33% em comparação ao ano passado. Os dados são do CDLRio e o SindilojasRio, que juntas representam mais de 30 mil lojistas. A estimativa reflete os três meses de comércio fechado por causa da covid-19, que afastou os consumidores das compras e resultou em vendas negativas, mesmo em datas comemorativas fortes para o setor, como o Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças.
De acordo com o CDLRio e o SindilojasRio, cerca de 80% dos lojistas não pretendem contratar para esse período, porque consideram que seus quadros são suficientes para atender a demanda atual.

“Normalmente o segundo semestre do ano é sempre melhor do que o primeiro, mas até agora o comércio não sentiu qualquer melhoria e o comportamento das vendas segue desacelerado. Mesmo diante desse quadro que afeta a todos, o Natal, que representa mais de 30% do faturamento anual do comércio, é sempre uma esperança de vendas melhores”, explica Aldo Gonçalves, presidente das duas entidades.

Assim como ocorre em todos os anos, do total de temporários contratados, 40% representam o primeiro emprego; a faixa etária predominante é entre 18 a 25 anos; 60% são do sexo feminino e as vagas são 70% para vendedores, 20% para operadores de caixa e 10% para estoquistas.