Campanha 'Doméstica Legal' propõe volta da dedução do INSS do empregador doméstico no IR 2021
Campanha 'Doméstica Legal' propõe volta da dedução do INSS do empregador doméstico no IR 2021Pixbay
Por O Dia
Rio - O emprego doméstico foi um dos mais afetados pela pandemia causada pelo Covid-19. Foram perdidos 1.664.000 (equivalente a 26,51%) postos de trabalho, entre trabalhadores formais, informais e diaristas, de acordo com a PNAD Avançada do IBGE do terceiro trimestre de 2020. Por conta disso, a categoria lançou  uma campanha para evitar mais demissões e estimular a recontratação de milhares de empregados domésticos. 
Através do abaixo assinado “Volta dedução do INSS do empregador doméstico no Imposto de Renda”, o Instituto Doméstica Legal está tentando junto ao Congresso Nacional para que se paute o PL 1.766/2019, que propõe a volta e a prorrogação por mais cinco anos da dedução do INSS do empregador doméstico no Imposto de Renda. Esse benefício atendia milhares de empregadores. 
Publicidade
Para Mario Avelino, presidente do Portal e do Instituto Doméstica Legal, se no início de 2020 esta luta já era importante, agora ela é urgente. "Uma apuração feita por nós apontou que, somente em 2019, 700 mil empregadores utilizaram o benefício da dedução do INSS no imposto de Renda. Com o fim da dedução, este empregador perdeu em 2020, aproximadamente, R$1.300,00 anuais, e perderá agora na declaração em 2021", disse.

“Houve a sensibilidade dos governos anteriores de estimularem a formalidade e evitarem demissões no emprego doméstico editando Medidas Provisórias benéficas. Esperamos no mínimo a mesma atitude do governo atual", complementou.