Publicado 19/06/2021 15:29
Diante de relatos de inúmeras transações bancárias após roubo de celulares, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece que os aplicativos dos bancos contam com o máximo de segurança em todas as suas etapas, desde o seu desenvolvimento até a sua utilização. Portanto, não existe qualquer registro de violação da segurança desses aplicativos, os quais contam com o que existe de mais moderno no mundo para este assunto. Além disso, para que os aplicativos bancários sejam utilizados, há a obrigatoriedade do uso da senha pessoal do cliente. Entretanto, ainda assim, a federação enumera cuidados fundamentais para aumentar os cuidados.
Muito dos roubos ocorrem em vias públicas durante o uso do celular pelas pessoas. Dessa forma, os criminosos têm acesso ao celular já desbloqueado e, a partir daí, realizam pesquisas no aparelho buscando por senhas eventualmente armazenadas pelos próprios usuários em aplicativos e sites. De posse dessas informações, tentam ingressar no aplicativo do banco.
Para se proteger desse golpe, é fundamental que os clientes adotem os seguintes cuidados:
- Usar sempre o procedimento de bloqueio da tela de início do celular;
- Nunca utilize o recurso de "lembrar/salvar senha" em navegadores e sites;
- Jamais anotar senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de WhatsApp ou outros locais em seu celular;
- Não repetir a senha utilizada para acesso ao seu banco para uso em quaisquer outros aplicativos, sites de compras ou serviços na internet;
- Jamais anote a senha, memorize-a para o uso.
Adicionalmente, sempre que seu celular for roubado, o cliente deverá:
- Notificar imediatamente o seu banco para que as medidas adicionais de segurança sejam adotadas, especialmente o bloqueio do app do banco e senha de acesso;
- Avisar à operadora de telefonia para o bloqueio imediato da linha
- Registrar o Boletim de Ocorrência junto à autoridade policial.
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