Estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a junho de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020Reprodução/Pexels
Os golpes são praticados por associações criminosas que se articulam em rede, criam inúmeras contas falsas (utilizando dados válidos de pessoas) e tentam atrair o maior número de vítimas - seja com anúncios, seja com abordagens para comprar itens anunciados por clientes legítimos.
A proporção de uso em relação a e-mails válidos e que caíram em vazamentos recentes de dados é muito maior: em uma amostragem de mais de 10 mil contas falsas, 173 foram abertas fazendo uso de e-mails comprometidos.
Quando observado os horários com maior atividade criminosa na internet, o senso-comum de "hackers atacando na calada da noite" também cai por terra. Três em cada quatro atividades criminosas ocorrem entre meio-dia e meia-noite, enquanto a madrugada corresponde a somente 18% das tentativas de golpe.
"Prevenir fraudes não é uma tarefa que deve ocorrer somente no momento em que há uma transação financeira ou um pagamento, mas ao longo de toda a jornada digital do cliente em uma plataforma - e isso vale para empresas e também para usuários. Enquanto os principais players do mercado investem em soluções de alta tecnologia para detectar e barrar atividades suspeitas, usuários devem também estar atentos a possíveis investidas fraudulentas - seja em relação a promoções extremamente irrecusáveis em troca de dados cadastrais ou na hora de efetuar um pagamento (por boleto, cartão de crédito, transferência bancária ou PIX)", destaca Gustavo Monteiro, managing director do AllowMe.
Como se prevenir
O falso pagamento ocorre principalmente na transação de venda de um item, por isso, manter as conversas nos chats das plataformas de compra e venda, não passar dados pessoais - como email, celular e conta bancária -, e só entregar o item após a confirmação do depósito são essenciais para não cair nesse tipo de golpe.
Confira as principais dicas:
- Negociar sempre pelos chats das plataformas de compra e venda e evite aplicativos de mensagem. Fraudadores preferem ambientes digitais onde não poderão ser rastreados e não gostam de deixar rastro de suas atuações.
- Consumidor recebeu um comprovante de pagamento por mensagem ou e-mail? Desconfiar, conferir diretamente no banco ou na carteira digital se o valor já foi computado, e ainda checar o status da transação na plataforma onde está negociando.
- Só entregar o produto após a confirmação do pagamento
- Desconfiar de compradores apressados, pois essa é uma das táticas utilizadas para que a pessoa entregue o produto antes da confirmação do pagamento.
- Ficar atento aos e-mails recebidos dos sites. E-mails oficiais da empresa normalmente usam o nome da marca e não informações genéricas ou domínio de e-mails gratuitos.
- Empresas também costumam ter o WhatsApp verificado, quando aparece um selo de confirmação que aquela conta é idônea. Se não tiver o selo, desconfiar.
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