Presidente Jair Bolsonaro (sem partido)AFP

Rio - O governo Bolsonaro tem responsabilidade pela alta da inflação nos últimos meses para 75% da população, apontou uma pesquisa do Datafolha, realizada de 13 a 15 de setembro deste ano. A inflação chegou aos 9,68% no acumulado em 12 meses até agosto, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Já 71% acredita que o chefe do Executivo é ao menos parcialmente responsável pelo aumento do desemprego no país. 
O estudo também avaliou a perspectiva da população em relação ao comportamento da inflação no futuro. Os preços vão continuar a subir para 69%. Outros 15% dizem que devem ficar como está e, apenas 12% veem tendência de queda. 
Com relação ao desemprego, 54% diz acreditar que a falta de trabalho deve aumentar no futuro. Já 25% dizem que deve ficar como está e 19% veem tendência de queda. Atualmente, a taxa de desemprego do país é de 14,1%, segundo o levantameto PNAD Contínua feito pelo IBGE.  
O Datafolha realizou a de forma presencial com 3.667 pessoas, maiores de 16 anos e em 190 municípios entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.