Mutirão dos superendividados: 4.262 consumidores preencheram o formulário online para participar do eventoMarcello Casal JrAgência Brasil

Rio - O Procon Estadual do Rio de Janeiro bateu o recorde do número de participantes em um único mutirão. As inscrições para o Mutirão de Renegociação de Débitos para Superendividados encerraram-se nesta terça-feira (26) e 4.262 consumidores preencheram o formulário online para participar do evento. Desde 2019, a autarquia vem realizando esse tipo de ação para ajudar os consumidores a quitarem os débitos e, este ano, os mutirões aconteceram de forma online por causa da pandemia.
“Esse grande número de inscritos mostra como existem pessoas superendividadas que desejam regularizar as suas dívidas. É muito importante que os consumidores, nesse momento do processo, separem os documentos que comprovem as dívidas e sua renda familiar. Muitas pessoas tiveram a vida financeira afetada pela pandemia, seja pela diminuição de renda ou pelo desemprego. O mutirão vai ajudar estes cidadãos a fecharem o ano com a vida financeira organizada”, afirmou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
Como o mutirão é específico para os superendividados, até o dia 12 de novembro os servidores do Procon-RJ irão analisar os formulários e documentos para confirmar se o consumidor se enquadra no conceito de superendividamento. Após esta data, os que estiverem aptos a participar serão chamados para dar início às audiências de negociação, nas quais serão definidos acordos e planos de pagamento dos débitos.