José Carlos Oliveira, presidente do INSSReprodução/Governo Federal

Brasília - O governo federal exonerou nesta sexta-feira, 5, Leonardo Rolim da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o nomeou José Carlos Oliveira, pela Portaria 1.263 da Casa Civil. Oliveira estava ocupando o cargo de diretor de Benefícios desde maio deste ano. Rolim foi nomeado para a função de secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, chefiado pelo ministro Onyx Lorenzoni.
Leonardo Rolim estava à frente do instituto desde janeiro de 2020. Ele entrou no lugar de Renato Vieira, que pediu exoneração do cargo diante da crise de atendimento à população no órgão. Na ocasião, havia uma fila de 1,3 milhão de solicitações de benefícios com a análise atrasada pelo INSS. Rolim volta para a Secretaria de Previdência, em substituição a Narlon Gutierre Nogueira, dispensado nesta sexta-feira, 5
Oliveira é servidor concursado e ingressou em julho de 1985 no INSS. Atuou como gerente executivo em Santo Amaro (atual GEX São Paulo-Sul), de 1998 a 2003, e como superintendente estadual do INSS em São Paulo de agosto de 2016 a maio de 2021. Além disso, o novo presidente do Instituto é formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado.
*Com informações do Estadão.