O levantamento aponta que 69,7% dos consumidores efetuaram compras online em 2020 e 95,9% afirmaram que tem a intenção de fazer alguma compra novamente no evento deste anoDaniel Castelo Branco

Mais da metade dos brasileiros estão na expectativa de adiantar as compras de Natal na Black Friday para aproveitar os descontos. De acordo com a pesquisa do o Cuponomia, portal que reúne cupons e cashback no e-commerce, 65,3% dos consumidores chegam a data com esse objetivo em 2021. No entanto, a maioria dos clientes não pretende esperar apenas o dia 26 de novembro para comprar, 45% já está de olho nos descontos oferecidos pelas lojas desde o início de novembro e pretende comprar algo até a chegada da data.
A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano para o varejo. Em 2020, as vendas online registraram um verdadeiro recorde no período, movimentando R$ 4 bilhões, segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen. Em 2021, a expectativa é de que, mesmo com o avanço da vacinação, a retomada do comércio e a flexibilização de medidas restritivas em todo o país, os consumidores ainda assim mantenham a intenção de comprar online.

"O e-commerce cresceu no último ano, em meio à pandemia e a quantidade de descontos e cashbacks disponíveis têm mostrado maior atratividade aos consumidores nas compras online", afirmou Ivan Zeredo, Diretor de Marketing do Cuponomia. "O consumidor também busca maior variedade de produtos, marcas, modelos e a possibilidade de comparação de preços como uma premissa para fechar uma compra nessa época. Por esse motivo, os resultados na internet, esse ano, devem ser ainda melhores", ressaltou o executivo.

Intenção de compra

A intenção de compra pela internet e a aderência às promoções e aos descontos para este ano seguem apresentando bons números. O levantamento aponta que 69,7% dos consumidores efetuaram compras online em 2020 e 95,9% afirmaram que tem a intenção de fazer alguma compra novamente no evento deste ano. O público majoritário será, mais uma vez, composto por mulheres. Segundo a pesquisa, 68,8% dos usuários que pretendem gastar na data são do sexo feminino. Jovens de 26 a 34 anos (30.4%) e de 35 a 45 anos (30,3%) também compõem o primeiro e o segundo lugar da análise por faixa etária.

Quantidade de produtos

A expectativa para quantidade de produtos que devem ser comprados também é alta. Dentre os consumidores que têm alguma intenção de compra na Black Friday 2021, o percentual de 27,6% pretende comprar mais de quatro produtos. O canal mais utilizado será novamente o smartphone (74%), seguido pelas compras via computador (63,6%). A pesquisa também aponta que 54,6% dos usuários esperam encontrar descontos de a partir de 40% nos produtos e serviços vendidos durante a data.

Categorias

Dentre as categorias de produtos mais buscadas pelos usuários na Black Friday 2021 algumas se destacam e o segmento de Moda e Acessórios lidera novamente a lista, com 44,5% de intenção de compra, seguido por Eletrodomésticos (38,4%), Maquiagem e Beleza (37%) e Smartphones (28,2%).

Horários preferidos para compras e métodos de pagamento

O Cuponomia levantou ainda que, ao contrário do ano passado, quando 26% dos consumidores se anteciparam para ficar acordados de madrugada e garantir as ofertas, em 2021, esse percentual caiu para 16% em 2021. Este ano, a maioria (38%) ainda não decidiu qual será o horário das compras. Já outros 17% afirmam que utilizarão o período da manhã, 9,8% o período da tarde e 19% as primeiras horas da noite de sexta-feira.

"Muitas marcas optaram por realizar campanhas pré-Black Friday como "black november" e "black week", o que impacta diretamente no horário escolhido pelos consumidores", reforçou Ivan. "Ao se antecipar para aproveitar as oportunidades oferecidas ao longo do mês, o consumidor acaba se preocupando menos em esperar o dia exato para finalizar suas compras", finalizou Zeredo.

O cartão de crédito ainda é o método preferido dos usuários na Black Friday. O levantamento apontou que 80,7% têm intenção de comprar via crédito, seguido por 11% que devem optar pelo pagamento em boleto. A pesquisa questionou os clientes sobre a utilização de cartão de débito ou PIX e, embora a utilização deste último meio tenha crescido nos últimos meses, para a Black Friday, apenas 6,8% dos usuários pretendem escolher essa modalidade.