Prefeitura anuncia boas novas no IPTU, nesta sexta (03).Marcos Porto/Agencia O Dia
Na gestão anterior, o valor do imposto subiu em função de atualizações cadastrais que identificaram, entre outros fatores, aumentos de área nos imóveis. O prefeito Eduardo Paes criticou o ajuste que incidiu sobre imóveis das zonas Oeste e Norte. "Como o IPTU incide sobre o patrimônio das pessoas, ás vezes não retrata a vida da pessoa naquele momento. Quando você faz aumento em momento de crise, como verificamos nos últimos quatro anos, é uma maldade inaceitável", criticou.
Além disso, a atualização da Planta Geral de Valores da cidade colaborou para o crescimento dos valores praticados. A proposta do Município, agora, é mudar um dos critérios do cálculo do valor venal do imóvel, o fator idade, deixando a cobrança mais justa. O desconto para o contribuinte já virá no carnê de 2022, que vai começar a ser distribuído em 10 de janeiro de 2022.
As regiões onde esses imóveis terão a maior queda no valor do imposto são a Zona Norte e a Zona Oeste, com redução média de 32%. Os contribuintes mais beneficiados com a mudança moram nos bairros do Engenho Novo (redução média de 60%); Campo dos Afonsos (58%), Magalhães Bastos (43%), Padre Miguel (38%) e Jardim Carioca (37%).
Idade do imóvel contribuirá para redução do valor
Agora, o município vai utilizar, para efeito de cálculo, a idade original do imóvel para a área acrescida, o que poderá levar a descontos de até 50% do valor venal, reduzindo, portanto, o IPTU cobrado. Em 2017, como não havia informação sobre a idade das áreas acrescidas dos imóveis, o município aplicou, para todos os casos, uma idade padrão de cinco anos, o que resultou em uma redução de 5% no valor venal daquela área.
A fórmula do imposto considera a idade do imóvel para efeitos de cálculo do valor venal, que é base de cálculo do IPTU. A grosso modo, cada ano de vida do imóvel corresponde a um desconto de 1% no valor venal, limitado ao máximo de 50%. Ou seja, uma casa com 10 anos de construção tem 10% de desconto; enquanto uma casa com 76 anos, tem 50% (limite máximo).
Desconto para cota única
O secretário Municipal de Fazenda, Pedro Paulo, afirmou que ainda calcula até o dia 10 qual desconto será oferecido para quem pagar a cota única. Ele diz que provavelmente será de 7%, como foi esse ano. A correção do valor será pelo IPCA.
Atualmente, cerca de 1.100 imóveis pagam IPTU na cidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.