Um endividado chegou ao Procon-RJ com um débito de mais de R$ 52 mil e conseguiu a redução da dívida para cerca de R$ 7 mil, parcelado em 70 vezesDivulgação

Rio - No Dia do Consumidor, celebrado no próximo dia 15, o Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) dará início ao mutirão de renegociação de dívidas com as instituições bancárias. O evento será presencial e irá acontecer até o dia 17 na sede do Procon-RJ. Entre os bancos já confirmados estão Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco Pan e BMG.
Todos os bancos irão negociar dívidas de pessoas físicas relacionadas a cartão de crédito, empréstimos pessoais e outras dívidas. A Caixa Econômica vai atender também pessoas jurídicas e vai negociar débitos de habitação. Quem é cliente do Santander ou Bradesco só conseguirá negociar dívidas vencidas há mais de 60 dias, já os do Itaú, débitos atrasados há mais de 90 dias. O banco BMG, até o final da semana, irá confirmar os tipos de negociações que serão realizadas no mutirão.

É importante o consumidor ficar atento aos documentos que serão necessários para fazer a renegociação: identidade e CPF. É necessário também levar o número do cartão de crédito, conta corrente e o contrato do empréstimo que será negociado. Caso precise negociar em nome de terceiros, basta levar a procuração devidamente assinada, que poderá ser impressa no site do Procon-RJ, com a cópia dos documentos de identificação do titular. Como a pandemia ainda não acabou, será exigida a apresentação do comprovante de vacinação.
Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, lembra que desde 2019, a autarquia vem realizando mutirões de renegociação de dívidas para ajudar os consumidores endividados e as negociações trazem resultados positivos, terminando em acordos favoráveis para os envolvidos.

Desta vez o mutirão será apenas presencial. Os consumidores que não puderem participar presencialmente do evento do Procon-RJ poderão negociar as dívidas bancárias através do mutirão da Febraban, que acontecerá durante todo o mês de março através da plataforma www.consumidor.gov.br. A autarquia apoiará o evento e disponibilizou computadores em sua sede para os endividados que não possuem acesso à internet e desejam se inscrever.
A sede do Procon-RJ fica na Av. Rio Branco, número, 25, no 5º andar, no Centro do Rio. A distribuição de senhas para atendimento acontecerá das 10h às 14h.