Publicado 04/04/2022 11:02
Rio - A Caixa Econômica Federal anunciou diversas medidas de apoio aos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty, na Costa Verde do Rio, Belford Roxo, Mesquita e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, atingidos pelas fortes chuvas entre quinta-feira, 31, e sábado, 2. Entre as ações, estão o caminhão-agência, que prestará serviços essenciais aos moradores, e a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. Todas as agências dos municípios afetados passam a abrir às 9h, uma hora mais cedo, para atender a população.
O número de óbitos por causa dos temporais subiu para 18 nesta segunda-feira, 4. Em Angra dos Reis, foram encontrados mais dois corpos hoje, totalizando dez mortes, depois que um deslizamento de terra atingiu seis casas. Em Paraty, sete pessoas da mesma família, a mãe e seis filhos, entre 2 e 17 anos, morreram em um deslizamento na madrugada do último sábado, 2. Um homem morreu ao levar uma descarga elétrica em Mesquita.
Caminhão-agência
Segundo a instituição financeira, o caminhão-agência da Caixa está em deslocamento para Angra dos Reis, com chegada prevista para quarta-feira, 6. A unidade móvel de atendimento funcionará das 8h às 16h, em endereço a ser divulgado oportunamente, prestando serviços essenciais à população.
O caminhão oferece os mesmos serviços de uma agência, tais como: atendimento aos beneficiários do Auxílio Brasil, do governo federal; atendimento aos beneficiários do Abono Salarial; pagamento do FGTS; concessão de crédito; auxílio na utilização de aplicativos do banco, como Caixa Tem e app do FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros.
A movimentação de dinheiro em espécie estará disponível por meio de caixa eletrônico instalado na unidade.
Segundo a instituição financeira, o caminhão-agência da Caixa está em deslocamento para Angra dos Reis, com chegada prevista para quarta-feira, 6. A unidade móvel de atendimento funcionará das 8h às 16h, em endereço a ser divulgado oportunamente, prestando serviços essenciais à população.
O caminhão oferece os mesmos serviços de uma agência, tais como: atendimento aos beneficiários do Auxílio Brasil, do governo federal; atendimento aos beneficiários do Abono Salarial; pagamento do FGTS; concessão de crédito; auxílio na utilização de aplicativos do banco, como Caixa Tem e app do FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros.
A movimentação de dinheiro em espécie estará disponível por meio de caixa eletrônico instalado na unidade.
Saque calamidade do FGTS
A Caixa também informou que vai liberar o saque do FGTS por calamidade nas regiões atingidas pelas enchentes. Os valores serão disponibilizados para saque após decretos municipais declarando o estado de calamidade e reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria ministerial.
O banco também irá auxiliar as autoridades locais no intuito de agilizar a delimitação das áreas afetadas pela calamidade. Após esta definição os trabalhadores que tiveram suas residências afetadas poderão realizar o saque do FGTS de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência, por meio do aplicativo FGTS, na opção Saque Digital.
A solicitação será realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção "Meus Saques", no celular, sem necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível identificar uma conta da Caixa, ou de outra instituição financeira, para receber os valores, sem nenhum custo. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
A Caixa também informou que vai liberar o saque do FGTS por calamidade nas regiões atingidas pelas enchentes. Os valores serão disponibilizados para saque após decretos municipais declarando o estado de calamidade e reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria ministerial.
O banco também irá auxiliar as autoridades locais no intuito de agilizar a delimitação das áreas afetadas pela calamidade. Após esta definição os trabalhadores que tiveram suas residências afetadas poderão realizar o saque do FGTS de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência, por meio do aplicativo FGTS, na opção Saque Digital.
A solicitação será realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção "Meus Saques", no celular, sem necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível identificar uma conta da Caixa, ou de outra instituição financeira, para receber os valores, sem nenhum custo. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
Caixa Seguridade
- Central de atendimento (sinistros e assistência 24 horas) com equipe reforçada e com opção específica para os moradores de áreas afetadas.
- Central de atendimento (sinistros e assistência 24 horas) com equipe reforçada e com opção específica para os moradores de áreas afetadas.
- Fluxo facilitado para acionamento de sinistro, com documentação simplificada, proporcionando celeridade ao atendimento.
- Apoio técnico no atendimento aos beneficiários de seguros.
- Prioridade na análise e aprovação – procedimento de pagamento de indenizações para processos de até R$ 10 mil: prazo de dois dias úteis, bastando enviar orçamento e fotos do imóvel.
- Centrais de atendimento para seguro residencial e seguro habitacional:
Caixa Seguradora: 0800 702 4000 – digite o CPF, opção 0 e depois a opção 5. Para sinistros: 0800 722 2492.
Caixa Residencial: serviço de assistência, com atendimento 24 horas: 0800 722 4926. Para sinistros: 0800 722 4923.
- Central de atendimento para seguro de vida: Caixa Vida e Previdência: 0800 702 4000 – Digite o CPF e depois a opção 3 para Seguro de Vida. Para sinistros: 0800 722 2492.
Contratos habitacionais
- A Caixa possibilita a pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco.
Caixa Residencial: serviço de assistência, com atendimento 24 horas: 0800 722 4926. Para sinistros: 0800 722 4923.
- Central de atendimento para seguro de vida: Caixa Vida e Previdência: 0800 702 4000 – Digite o CPF e depois a opção 3 para Seguro de Vida. Para sinistros: 0800 722 2492.
Contratos habitacionais
- A Caixa possibilita a pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco.
- Incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes das regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco.
- A instituição financeira também dará suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações, de forma imediata.
Assessoria técnica
- A Caixa disponibiliza equipe técnica, com arquitetos e engenheiros, para ações de assistência em apoio aos municípios, que incluem a operacionalização de repasses de recursos e o trabalho social da Caixa.
- A Caixa disponibiliza equipe técnica, com arquitetos e engenheiros, para ações de assistência em apoio aos municípios, que incluem a operacionalização de repasses de recursos e o trabalho social da Caixa.
- O banco enviou também aos municípios equipes de especialistas nas áreas de Habitação, Governo e FGTS para atender a população e prestar apoio técnico às prefeituras, auxiliando em providências urgentes.
- As prefeituras terão o apoio técnico da Caixa para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde e escolas, dentre outras de grande impacto para a população.
Habitação Social
- Envio de equipes de arquitetos, engenheiros e técnicos da Caixa às regiões para prestar o apoio necessário às habitações sociais atingidas e adoção de eventuais medidas necessárias.
- Envio de equipes de arquitetos, engenheiros e técnicos da Caixa às regiões para prestar o apoio necessário às habitações sociais atingidas e adoção de eventuais medidas necessárias.
Financiamento a hospitais
A Caixa esclareceu que realizará pausa no financiamento para hospitais das regiões afetadas, mediante solicitação.
A Caixa esclareceu que realizará pausa no financiamento para hospitais das regiões afetadas, mediante solicitação.
Condições especiais para clientes:
- Condições especiais no CDC Pessoa Física (PF), com até 60 dias de carência e até 60 meses para amortização.
- Condições especiais no CDC Pessoa Física (PF), com até 60 dias de carência e até 60 meses para amortização.
- Operações de crédito Pessoa Jurídica (PJ) para capital de giro com até 12 meses de carência.
- Pausa de até três meses no pagamento de contratos de crédito comercial para Pessoas Física e Jurídica.
- Isenção de cobrança de cesta de serviços por 90 dias.
- Dispensa nos encargos de renovação de operações de Penhor de forma automática.
- Possibilidade de habilitação de carência em contratos de crédito consignado, mediante negociação com as convenentes.
A Caixa oferece diversos canais de atendimento para maior comodidade de seus clientes, como o WhatsApp Caixa (0800 104 0104), internet banking Caixa e os aplicativos Caixa Tem, Habitação Caixa, FGTS, Auxílio Brasil, dentre outros. Todos os canais podem ser consultados no endereço: www.caixa.gov.br/atendimento.
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