Ilha Plaza Shopping, localizado na Zona Norte, recebe 'Dia Livre de Impostos'Reprodução

Em protesto contra a carga tributária excessiva, lojistas de todo o país irão vender mercadorias e serviços sem repassar os impostos para os consumidores, nesta quinta-feira, 2. Chamado de 'Dia Livre de Impostos', o movimento, organizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), promete oferecer descontos de até 60% em diversas lojas do Ilha Plaza Shopping, na Zona Norte do Estado do Rio de Janeiro.
O objetivo da ação é chamar atenção da sociedade e conscientizar lojistas e consumidores sobre o impacto da carga tributária nos preços.
“Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos cresce a cada ano e isso mostra a importância da ação para a conscientização de toda a sociedade a respeito da alta taxa tributária cobrada no Brasil. Para se ter uma ideia, num ranking de 30 países, o nosso é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população”, afirma o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa.
Esta é a primeira vez que o Rio de Janeiro participa como sede da ação, e o Ilha Plaza shopping, que foi escolhido como ponto de mídia nacional da campanha em 2022. Entre as várias lojas aderentes estão grandes nomes como Arezzo, Via Mia, Piticas, Puket, Imaginarium, Reserva, Loccitane, Mr. Cat e Valisere. Em alimentação, os restaurantes Pasta de Colina e Vikings entram com descontos de até 20% em pratos selecionados.
Além das ofertas especiais, a ação na próxima quinta, no Ilha Plaza, contará com a presença do mascote Impostossauro, personagem utilizado na campanha como forma de deixar claro para o consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. Ao longo do dia também haverá distribuição de picolé e folder informativo no mall.
“Estamos muito felizes com a oportunidade de representar esta campanha em âmbito nacional, mostrando o impacto dos impostos sobre o poder de consumo dos nossos clientes e o crescimento econômico do país. Além de tudo, esta é uma oportunidade para os clientes comprarem produtos que estavam aguardando por muito tempo, atraindo fluxo para o empreendimento e ajudando o comércio local.”, afirma Camila Ourique, Gerente de Marketing do Ilha Plaza Shopping.
Outras capitais, como Goiânia (GO), Manaus (AM) e Vitória (ES), também terão ações nos shoppings centers que prometem descontos de até 70%. Já em Brasília (DF), o foco será nos postos de gasolina. Em Belo Horizonte (MG), a iniciativa ficará concentrada nas ruas da cidade.

No site é possível conferir todos os estabelecimentos que participarão do Dia Livre de Impostos.