Cerca de 60% das unidades de projetos imobiliários que aderirem ao Reviver Centro serão priorizadas para os servidores municipaisRiotur

Rio - Os servidores do município do Rio terão acesso a uma carta especial de crédito para aquisição de imóveis no Centro do Rio. A ajuda foi anunciada pela Prefeitura do Rio, nesta segunda-feira (11), e deve garantir taxas de juros mais baixas, zero administração e crédito de até 100% do valor do imóvel para os funcionários públicos na compra de imóveis na região central.

Chamado de Crédito Imobiliário Reviver Centro, o programa deve reservar ao menos 60% das unidades dos empreendimentos que aderirem ao plano urbano Reviver Centro. "A prefeitura fomentará a demanda pelos empreendimentos, disponibilizando ao servidor público, por meio do Previ-Rio, financiamento imobiliário com condições diferenciadas de mercado", diz comunicado da prefeitura.

A ideia é garantir facilidade no financiamento para mais de 100 mil servidores municipais, com taxas de juros mais baixas, zero taxa de administração, crédito de até 100% do valor do imóvel e maior agilidade no processo de documentação.


Os imóveis que poderão ser adquiridos com a carta de crédito estão dentro do programa Reviver Centro. A área fica entre a Avenida Rio Branco e Primeiro de Março, mas se estende horizontalmente da Rua Visconde de Inhaúma até a Avenida Beira Mar. Dentro desse perímetro, estão áreas importantes para a cidade como a Cinelândia, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e o Buraco do Lume.

De acordo com a prefeitura, o programa ainda está na fase de chamamento das empresas que tenham interesse na construção de empreendimentos respeitando a arquitetura tradicional dessa região do Centro. O processo é chamado de reconversão (retrofit) e visa repovoar imóveis ociosos em empreendimentos residenciais para atender à demanda da carta de crédito.

A convocação para os servidores municipais interessados só deve acontecer num segundo momento, quando serão revelados os critérios para a adesão à carta especial de crédito.

"A ideia é gerar uma demanda induzida pelos imóveis, já que são 100 mil servidores e, assim, atrair os empreendimentos que atendam esses critérios de reconversão para o local", explicou Gustavo Guerrente, presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos(CCPar), empresa pública responsável pela campanha de chamamento.

Balanço

O anúncio da carta de crédito foi feito em paralelo ao balanço do primeiro ano do programa Reviver Carioca. Através de um pacote de leis sancionado em 14 de julho de 2021, iniciou esse processo que já contabiliza 21 pedidos de licença de residenciais dentro das novas regras, num total de 1.771 unidades residenciais previstas.

A ideia do Plano Urbano é promover a transformação de prédios comerciais em moradias e, com isso, aproveitar o potencial dessa região do Centro. Segundo a prefeitura, os números de licenciamentos feitos até o momento são promissores. Dos 21 pedidos, 17 já foram concedidos, totalizando 1.300 unidades residenciais e outros quatro, que preveem 471 unidades.

Desse total, 867 imóveis residenciais serão fruto de reconversões de prédios comerciais em residenciais e 904 virão de novas construções em terrenos abandonados.

"Os pedidos são um indicativo do interesse no Centro da cidade e da eficiência do plano, quando comparamos com a quantidade de unidades residenciais licenciadas na região nos últimos 10 anos anteriores à lei: de 2012 a meados de 2021, foram licenciadas 1.208 unidades residenciais no Centro do Rio", diz a Prefeitura do Rio em nota.

Presença do poder público

A revitalização e manutenção da região também foram parte da estratégia do Reviver Centro. Ao todo, a prefeitura pontua para a execução de ações de limpeza pela Comlurb, com mais 8,32 toneladas de lixo removido, 73 mil metros quadrados varridos, 19 mil metros de área roçada usando equipamento mecânico, 904 metros quadrados de capina, centenas de árvores podadas, sete árvores removidas, concertos de bancos, entre outros serviços.

Também foram recuperadas calçadas, meios-fios, grelhas de bueiros, golas de árvores e limpados ralos e bueiros. Além de trocas de postes de luz, instalação de novas luminárias e substituição de cabos. A lista também inclui ações de Ordem Pública, Assistência Social e da Fundação Parques e Jardim.