Ação conta com adesão de mais de 30 instituiçõesDivulgação/Procon Carioca
O evento, além de propiciar renegociação de dívidas, é voltado também para o atendimento de questões como: dívidas não reconhecidas, cobranças indevidas, agendamento de visita técnica diretamente com as concessionárias e registrar reclamação sobre problemas no fornecimento de serviços ou na compra de produtos, entre outras questões.
A iniciativa também conta com o apoio de órgãos que atuam na Defesa do Consumidor, como a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro. A Equipe da Secretaria Municipal de Cidadania, responsável pelo Procon, estará presente para atendimento a questões referentes à violação contra os Direitos Humanos. A população poderá também obter isenção para a solicitação de segunda via de documentos, como Carteira de Identidade, Certidões de Nascimento, Casamento e de Óbito.
A Secretaria Municipal de Assistência Social vai oferecer os seguintes serviços:
- Emissão da Carteira da Pessoa Idosa;
- Emissão de Identidade Jovem (ID Jovem);
- Inscrições nas atividades dos Núcleos Cariocas;
- Pré inscrições em oportunidades do Mundo do Trabalho;
- Orientações sobre os programas da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Durante o evento, haverá também coleta de lixo eletrônico no local e distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor e da Cartilha de Defesa do Consumidor.
O mutirão de conciliação contará com a presença das seguintes instituições e empresas:
Concessionárias de Serviços Público
Iguá
Light
Naturgy
Zona Oeste Mais
Empresas de Telecomunicações
Net/Claro/Embratel
Tim
Vivo
Samsung
Instituições Financeiras
Itaú
Santander
Bradesco
Banco do Brasil
Varejo
VIA (Casas Bahia/casasbahia.com/Ponto/ponto.com/extra.com)
B2W (Americanas/Submarino/ShopTime/SouBarato)
Hotel Urbano
Sobre o Procon Carioca
Desde que foi criado, há 11 anos, mais de um milhão de pessoas já foram atendidas pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. Questões com concessionárias de serviços de telefonia, abastecimento de luz, gás, atrasos de entregas, além de demandas como compras online, presenciais e problemas com restaurantes, supermercados, instituições financeiras, cobranças abusivas, reajustes injustificados, propagandas enganosas, delivery, golpes e outras questões que são reveladas nas relações de consumo são acatados e encaminhados pelo órgão em busca de solução.
Vale destacar que o atendimento virtual acontece nos 365 dias do ano, através do site http://www.procononline.rj.gov.br/. O atendimento móvel visita semanalmente os bairros de toda a cidade, e ainda realiza a abertura de Postos de Atendimento Avançados em parceria com a Central 1746 de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura do Rio de Janeiro e Faculdades de Direito.
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