Dezenas de pessoas se reuniram no Largo da Carioca, no Centro do Rio, para um mutirão de conciliação do Procon. O evento teve início nesta quarta-feira, 19, e vai até sexta-feira, 21. Mais de 30 empresas — entre concessionárias, instituições financeiras e de telecomunicação participam da ação. O atendimento é das 10h às 16h.
Juarez de Silva Brito, morador de São Gonçalo, participou do mutirão e conseguiu quitar uma dívida de R$ 160 mil, que tinha desde 2012, com a Claro. "Há dois anos tento um acordo e não conseguia. Cheguei aqui no mutirão e resolvi. Estou muito feliz de ter novamente meu nome limpo, graças ao Procon Carioca”, agradeceu. “Espero que a prefeitura de São Gonçalo se inspire na Prefeitura do Rio e faça ações como essa. É de grande ajuda para o povo", comentou.
fotogaleria
Iracy de Almeda Monteiro também quitou uma dívida, que estava em R$ 11 mil, com a Cedae. A negociação ocorre por meio do Procon por ser uma dívida antiga com a empresa. Por receber apenas um salário-mínimo, ela acreditava que não seria possível resolver a pendência financeira. "Não esperava zerar a dívida, mas, para Deus, nada é impossível. O Procon está de parabéns", afirmou.
Já Nailton Soares dos Santos, de Duque de Caxias, conseguiu reduzir uma dívida de R$ 25 mil para R$ 7 mil com a Cedae. "Eu estava tentando há quatro ou cinco ou 5 anos resolver esse problema. Estava com medo até de perder minha casa por causa da dívida porque não teria como pagar. Cheguei aqui e não demorou nada para resolver", contou Santos, que ainda elogiou o atendimento.
Ao contrário deles, Glória Maria da Costa Moura, de 79 anos, compareceu ao local, mas disse que não conseguiu a negociação desejada. "Estou muito chateada porque vim de Padre Miguel para diminuir um valor total da conta da Light, mas eles não quiseram baixar, a renegociação seria parcelar a conta, mas aí não adianta", lamentou.
Glória explica que o parcelamento a atrapalharia no longo prazo. "Eu ia ter que pagar essas contas, mais as outras, e ficaria sem dinheiro para comida e meus remédios de diabetes, que eu uso do Loas (benefício de assistência social)",disse. Procurado, o Procon afirmou que vai entrar em contato com Glória para entender o caso e tentar ajudar.
O mutirão acontece após o levantamento, divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no dia 10, que mostra que o endividamento da população que ganha até dez salários mínimos, 12.120 reais, chegou a quase 80% em setembro.
O evento, além de propiciar renegociação de dívidas, é voltado para o atendimento de questões como: dívidas não reconhecidas, cobranças indevidas, agendamento de visita técnica diretamente com as concessionárias e registro de reclamação sobre problemas no fornecimento de serviços ou na compra de produtos, entre outras questões.
O diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa, comemorou a ação. "Nada mais justo do que celebrar o aniversário de 11 anos do Procon Carioca com uma ampla oferta de serviços aos consumidores por meio deste mutirão, bem como prestar contas a sociedade de tudo aquilo que foi feito e será realizado no próximo ano", afirmou. "Seguimos a nossa missão de prestar o melhor serviço com a máxima eficiência e menor custo'', completou.
A iniciativa também conta com o apoio de órgãos que atuam na Defesa do Consumidor, como a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro. A Equipe da Secretaria Municipal de Cidadania, responsável pelo Procon, estará presente para atendimento a questões referentes à violação de Direitos Humanos. A população poderá também obter isenção para a solicitação de segunda via de documentos, como Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Casamento e de Óbito.
A Secretaria Municipal de Assistência Social oferece os seguintes serviços: - Emissão da Carteira da Pessoa Idosa; - Emissão de Identidade Jovem (ID Jovem); - Inscrições nas atividades dos Núcleos Cariocas; - Pré-inscrição em oportunidades de empregos e estágios; - Orientações sobre os programas da Secretaria Municipal de Assistência Social.
As concessionárias e demais empresas oferecem diversas formas de negociação. A Iguá Saneamento, por exemplo, permite aos clientes domiciliar e Igua+ parcelamentos sem juros e multas. De acordo com o valor da dívida, pode haver parcelamento em até 60 vezes.
Durante o evento, há também coleta de lixo eletrônico no local e distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor e da Cartilha de Defesa do Consumidor.
Confira as instituições e empresas presentes:
Concessionárias de Serviços Público Águas do Rio Iguá Light Naturgy Zona Oeste Mais
Empresas de Telecomunicações Oi Net/Claro/Embratel Tim Vivo Samsung
Instituições Financeiras Caixa Econômica Itaú Santander Bradesco Banco do Brasil
Varejo
VIA (Casas Bahia/casasbahia.com/Ponto/ponto.com/extra.com) B2W (Americanas/Submarino/ShopTime/SouBarato) Hotel Urbano
Sobre o Procon Carioca
Desde que foi criado, há 11 anos, que se completaram no último dia 18, mais de um milhão de pessoas já foram atendidas pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. Questões com concessionárias de serviços de telefonia, abastecimento de luz, gás, atrasos de entregas, além de demandas como compras online, presenciais e problemas com restaurantes, supermercados, instituições financeiras, cobranças abusivas, reajustes injustificados, propagandas enganosas, delivery, golpes e outras questões que são reveladas nas relações de consumo são acatados e encaminhados pelo órgão em busca de solução.
Vale destacar que o atendimento virtual acontece nos 365 dias do ano, através do site do Procon. O atendimento móvel visita semanalmente os bairros de toda a cidade, e ainda realiza a abertura de Postos de Atendimento Avançados em parceria com a Central 1746 de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura do Rio de Janeiro e Faculdades de Direito.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.