Descontos para a Black Friday Divulgação

Com a promoção da Black Friday por perto, os riscos de golpes financeiros online crescem, principalmente entre a população idosa que tem menos familiaridade com o ambiente digital. Com o intuito de garantir a segurança digital aos idosos, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) estará nos bairros da região metropolitana do Rio orientando a população contra as fraudes e golpes virtuais. A ação começa na terça-feira (1º) na Praça Saens Peña, na Tijuca, Zona Norte do Rio, das 13h às 16h. Já na quinta-feira (3), o atendimento da Sedcon será na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, na Zona Sul, também entre 13h e 16h.

Um levantamento do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ) apontou que, nos seis primeiros meses deste ano, houve 78% de aumento de casos de estelionato que envolviam idosos. De janeiro a junho de 2022, foram registrados 14.386 contra 8091 no mesmo período do ano passado.

- Tendo em vista o aumento do golpe de fraudes de internet, compras eletrônicas e WhatsApp, principalmente na população idosa, a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor vai iniciar uma ação educativa para orientar a população geral, principalmente os idosos, a não cair nesse tipo de golpe. A melhor maneira de combatermos essa fraude é através da orientação da população. Essa ação vai perdurar de agora até o Natal porque é o período onde detectamos esse tipo de crime de fraude – explicou o secretário, Rogério Amorim.

Durante a ação da Sedcon, a população receberá um folheto educativo algumas dicas que podem ajudar o público navegar na internet e fazer as compras com mais segurança. Como orientação, é preciso ficar atento em ofertas muito vantajosas, verificar a autenticidade das informações e também não comprometer mais de 30% da sua renda com empréstimos. Além disso, o consumidor deve desconfiar de mensagens estranhas enviadas no Whatsapp e lembrar que nenhum banco envia mensagens pelo aplicativo. 

Golpes financeiros

Uma pesquisa da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) revela que no período de quarentena, em 2020, houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos. De acordo com a instituição, destacam-se os crimes que usam a engenharia social, que consiste na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões. Caso a pessoa seja vítima de um golpe como esses, a orientação é fazer um boletim de ocorrência e notificar o banco o quanto antes.