Além de Mercadante, diretores indicados por ele e nomeados pelo conselho também tomam posse EVARISTO SA / AFP
Baère ocupava a presidência do conselho. Deixou o cargo também na sexta-feira, quando foi aprovada a nomeação de Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria, como novo presidente do colegiado.
A indicação de Baère terá de ser aprovada pelo conselho. Mercadante havia indicado oito outros diretores, dos quais seis foram nomeados pelo colegiado. Com a nova indicação, a diretoria executiva ficará completa.
Os diretores nomeados pelo conselho também tomarão posse nesta segunda-feira, ao lado de Mercadante.
As mudanças no conselho de administração e na diretoria do BNDES, sob o novo governo do PT, ganharam ritmo no último mês. Antes de Lucchesi, outros quatro novos conselheiros foram nomeados no último dia 19,
Os novos conselheiros foram nomeados nas vagas abertas após a renúncia de quatro membros do conselho de administração da gestão anterior. Na diretoria, a maior parte dos novos membros foi anunciada num encontro de Mercadante com empresários em São Paulo, em 21 de dezembro.
Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda e Planejamento, é o novo diretor de Planejamento e Infraestrutura. A ex-ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello foi nomeada diretora Gestão Pública e Socioambiental.
A composição da equipe só deslanchou após a nomeação de Mercadante receber o aval do Tribunal de Contas da União. Desde que ele foi anunciado pelo presidente Lula para presidir o BNDES, havia dúvidas sobre a eventual vedação de seu nome, pelas regras da Lei das Estatais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.