São Paulo - A Amazon lançou nacionalmente, na última terça-feira (08), seu primeiro cartão de crédito. O produto é uma parceria com o Bradesco e a Mastercard. De acordo com Daniel Mazini, presidente da Amazon Brasil, o lançamento é uma forma de trazer benefícios e melhorar a experiência do cliente, além — é claro — de fidelizá-lo. Entre as principais vantagens do cartão estão cashback, anuidade grátis e parcelamento em até 15 vezes no site da Amazon a partir de um determinado valor.
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"O Brasil é o primeiro país da América Latina a ter o cartão de crédito da Amazon. Estamos muito empolgados. A gente se juntou para lançar um cartão de crédito que vai cobrir as necessidades dos nossos clientes. O consumidor troca muito de E-commerce na hora de fazer sua compra, então a fidelidade no E-commerce é um desafio para todos nós aqui no Brasil. A gente traz uma experiência boa com a Amazon em catálogo, velocidade, preços, ofertas... E meios de pagamento também é uma área que a gente reforça muito no Brasil", afirmou Mazini durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo na última terça.
Domenico Tremaroli Filho, diretor de Atendimento ao Varejo e E-commerce da NielsenIQ Ebit Brasil, traçou o perfil do consumidor brasileiro durante o evento. "A gente vê perspectivas positivas no médio e longo prazo. O primeiro indicador importante de trazer para vocês é a inflação. Vale lembrar que o Brasil fechou a inflação e o IPCA, em 2021, na taxa de 10,1 %. Em 2022, essa taxa caiu quase pela metade, fechou em 5,8%, e a estimativa do Banco Central é fechar 2023 com 4,90%, com a redução consistente da inflação ao longo dos últimos períodos. Então, nós temos um indicador muito positivo, que ajuda o brasileiro no momento do consumo e da compra", disse.
O representante da NIQ Brasil também mostrou dados de uma pesquisa que revela que o índice de confiança do consumidor chegou a 95%, se consolidando como o maior desde 2019. No entanto, o poder de compra do brasileiro ainda segue corroído neste período pós-pandemia, o que faz com que cresça o endividamento das famílias.
"A cesta básica dos últimos dois anos teve um aumento de 60% do preço, uma taxa muito grande. Tudo isso vai corroendo o poder de compra do brasileiro. Hoje é preciso 50% do salário mínimo para comprar uma cesta básica. Chegou a ser quase 60% poucos meses atrás. De fato a gente tem o brasileiro com o poder de compra muito corroído, muito em função da inflação. A gente saiu de um cenário pandêmico, onde tivemos uma crise pela primeira vez no mundo tanto econômica quanto pandêmica, depois a pandemia acabou e entramos em um cenário de guerra na Europa, que disparou o preço de commodities, e tudo isso gerou esse impacto nos preços e também no bolso das famílias", explicou.
"Atualmente nós temos quase 80% das famílias no Brasil endividadas, com 30% das famílias já com pelo menos uma conta em atraso. Essa informação é interessante porque faz com que com todo esse cenário, o consumidor brasileiro comece a fazer escolhas para conseguir consumir" completou.
Segundo Domenico, na intenção de economizar, o consumidor está menos leal a marcas e formatos de pontos de venda, tornando este um bom momento para o lançamento do cartão Amazon. "O brasileiro está menos leal, está mais suscetível a trocar de marcas. A gente vê uma redução significativa da lealdade, cerca de 11% de redução na lealdade, em um mesmo cenário em que a oferta de produtos está maior. Ao mesmo tempo que ele tem essa lealdade reduzida com marcas, ele também está menos leal ao formato de loja em que ele compra. O brasileiro comprou em média, em 2022, em nove formatos distintos de pontos de venda", afirmou.
"A pandemia impulsionou muitas tendências e essa foi uma delas, já que as pessoas precisavam fazer suas compras sem sair de casa, e o próprio varejo brasileiro foi se adaptando para atender a uma demanda crescente. O E-commerce é um canal muito fácil de você fazer um comparativo de preço, buscar uma oferta… Com esse cartão a gente começa a ser um caminho a mais para o consumidor continuar consumindo", garantiu.
É com esse cenário, então, que a Amazon — em parceria com Bradesco e Mastercard — lança seu novo produto. Daniel Mazini explicou que os meios de pagamentos da Amazon são locais e se adaptam às necessidades de cada região.
"Quando a gente lança (o E-commerce Amazon) num país novo, a gente tem que se adaptar aos meios de pagamentos locais. A gente lançou no Brasil, em 2021, somente com e-books e a gente vendia só com cartão de crédito. Imagina... Que loja no Brasil vai ser bem sucedida vendendo somente no cartão de crédito?! Desde então expandimos para boleto, que existe somente no Brasil, expandimos para parcelamento com crédito pré-aprovado no cartão de crédito, uma característica do Brasil também, lançamos o Pix, no começo deste ano lançamos também a possibilidade de comprar com pontos em parceria com a Livelo e agora lançamos nosso próprio cartão no Brasil. Então, a questão dos pagamentos é muito importante para o consumidor brasileiro e uma coisa que estamos ressaltando muito como parte da experiência de ser bem-sucedido no Brasil. Hoje em dia, a maioria das compras estão sendo feitas por parcelamento, Pix, boletos, pontos. Era impossível ter uma loja de grande sucesso aqui sem que essa parte de pagamentos seja tranquila", afirmou.
BENEFÍCIOS
O Cartão Amazon tem duas versões: uma para clientes Amazon Prime e outra para consumidores em geral. O cartão Prime dará um cashback de 5% em compras feitas na Amazon.com.br. A outra versão dará 3% de cashback nestas mesmas compras. Além disso, a anuidade é grátis e algumas compras terão a opção de parcelamento em até 15 vezes. Nos primeiros três meses, membros Prime ganham um benefício de boas-vindas de 50 pontos (no valor de R$ 50) e quem não for Prime ganha 10 pontos (no valor de R$ 10).
"A gente vai trazer dois cartões: o cartão Prime e o Amazon.com.br. Os clientes vão acumular pontos todas as vezes que usarem o cartão. Clientes do cartão Prime vão acumular 5% do valor das compras feitas na Amazon e os clientes do Amazon.com.br vão acumular 3% nas compras feitas na Amazon. Demais compras, como restaurantes, drogarias, viagens, entretenimento, compras internacionais, acumulam 2%. E outras compras que não sejam essas acumulam 1%. Então, toda essas porcentagens são revertidas em pontos e, em até cinco dias após o pagamento de cada fatura, os pontos caem na sua conta e podem ser usados para compras na Amazon, sem valor mínimo. Outros benefícios do cartão são anuidade grátis e o fato de os pontos não expirarem", explica Daniel Mazini.
"A conversão dos pontos é bem simples. Cinco por cento significa 5% em pontos. R$ 100 são cinco pontos, que equivalem a R$ 5", continua. "Nosso principal objetivo é aumentar essa fidelização com a Amazon, dando esses 5% e 3%, que é um baita cashback. O segundo é oferecer que os clientes consigam comprar seus produtos mais despreocupados. Um dos benefícios do cartão é parcelar em 15 vezes sem juros. Nas compras grandes, a gente vê na Amazon o comportamento do cliente, e quando ele vai pra compras grandes, acima de R$ 600, é sempre parcelado no maior número de vezes possível. Agora, utilizando nossos cartões você pode parcelar em 15 vezes sem juros acima de determinado valor", completa o executivo, que garantiu que a Amazon não pretende se tornar um banco.
"A gente não é banco no Brasil. Aqui nós somos uma empresa de consumidor e estamos fazendo parcerias pra lançar esse cartão. No mundo inteiro existem diversas perspectivas que a Amazon está fazendo a fim de virar uma fintech. No Brasil, estamos focados no cliente primeiro e estamos trabalhando através de parcerias: Livelo na questão de pontos, e Bradesco e Mastercard na questão de cartão", finalizou.
O cartão pode ser solicitado nas plataformas digitais da Amazon, que são o site e o aplicativo. A aprovação está sujeita à análise de crédito.
A repórter viajou a São Paulo a convite da Amazon.
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