Possível vazamento de dados de clientes da 123milhasDivulgação / 123milhas

O Instituto Brasileiro de Consumidores e Titulares de Dados (IBCTD) alerta para o risco de golpe após possível vazamento de dados de clientes da 123Milhas que compraram passagens ou pacotes de viagens pela empresa. A entidade foi procurada por consumidores que afirmam ter recebido mensagens de WhatsApp de supostos representantes da agência de viagens solicitando o preenchimento de um formulário para restituição dos valores pagos pelos pacotes ou viagens adquiridos. Com isso, a pessoa é induzida a fornecer dados pessoais financeiros, como número do cartão de crédito, validade e código de segurança.

Na abordagem, um representante do site "Comission Federal de Comercio" se apresenta como SAC da 123Milhas como a empresa parceira que realiza as tratativas de plataformas de mediação como consumidor.gov.br e Reclame Aqui.

"Considerando que a atuação é totalmente divergente dos procedimentos adotados pelas plataformas e considerando a gravidade quanto ao risco dos dados sensíveis que estão sendo indiscriminadamente coletados, se faz necessária uma medida urgente de alerta aos consumidores nas plataformas e uma investigação minuciosa quanto ao possível vazamento de dados", alerta a advogada Renata Ruback, diretora do instituto no Rio de Janeiro.

O IBCTD orienta aos consumidores que tenham fornecido seus dados de cartão de crédito que informem às administradoras o ocorrido para bloqueio imediato de transações.

O instituto encaminhou a denúncia para a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), gestora do portal consumidor.gov.br, e ao site Reclame Aqui para conhecimento e providências urgentes junto às plataformas, e à ANPD - Autoridade Nacional de Proteção de Dados para investigação sobre o vazamento de dados.
Confira como se proteger de golpes:
1- O consumidor deve estar atento a qualquer tipo de contato que envolva a coleta de informações, especialmente quando se tratar de seus dados pessoais e financeiros.

2- Não confie em informações de contato não solicitados. Antes de qualquer atitude, como o simples fato de clicar em um link por exemplo, você deve checar diretamente se a fonte com quem está tratando é verdadeira, seja por telefone, e-mail, mensagem de texto ou mídias sociais.

3- Quando for adquirir um produto ou serviço, desconfie de ofertas muito boas para serem verdadeiras. Golpistas frequentemente se utilizam de preços irresistíveis para atrair suas vítimas.

4- Mantenha suas informações pessoais em sigilo. Não compartilhe seus dados como números de CPF, RG, números de contas bancárias, cartões de crédito ou senhas com estranhos.

5- Use senhas fortes. Crie senhas complexas para contas online e atualize-as regularmente. Evite usar informações pessoais óbvias, como datas de nascimento, nome do animal de estimação, etc. Essas informações são facilmente acessadas em uma simples pesquisa nas suas redes sociais.

6- Evite clicar em links ou baixar anexos de e-mails ou mensagens de remetentes desconhecidos. Golpistas frequentemente usam e-mails de phishing para roubar informações pessoais.

7- Ao receber uma ligação ou e-mail de uma empresa ou instituição financeira, verifique a autenticidade da comunicação diretamente no site oficial ou por meio de contatos oficiais fornecidos anteriormente.

8- Proteja seu computador e dispositivos. Mantenha seu sistema operacional, software antivírus e firewall atualizados para evitar infecções por malware. Isso pode ajudar a proteger suas informações pessoais.

9- Mantenha-se informado sobre os tipos de golpes mais comuns. Saber como os golpistas operam pode ajudá-lo a identificar e evitar situações suspeitas.

10- Denuncie. Se você suspeitar de um golpe ou for vítima de um vazamento de dados, leve o caso às empresas, autoridades e aos órgãos de defesa do consumidor, quando for o caso. Isso pode ajudar a evitar que outras pessoas se tornem vítimas e os responsáveis sejam penalizados.