Inúmeros clientes que pagaram por pacotes não estão conseguindo realizar as viagensDivulgação

Rio - O Procon Estadual do Rio de Janeiro aplicou nesta segunda-feira, 25, uma multa de R$ 407 mil no site de viagens Hurb por descumprimento de oferta e prática abusiva. Desde o início do ano, inúmeros clientes que pagaram por pacotes não estão conseguindo realizar as viagens. A Hurb tem prazo de 15 dias para apresentar recurso.
De acordo com o Procon-RJ, um grupo de trabalho foi criado para apurar e dar celeridade às reclamações recebidas contra a Hurb. O objetivo é atender a todos consumidores que buscaram o órgão e apurar supostas infrações consumeristas praticadas pela empresa. Ao todo, foram mais 1.712 reclamações.
O presidente do órgão, Cássio Coelho, explica que apenas cerca de 122 acordos foram cumpridos. Essa atitude da agência motivou o Procon a realizar reunião com a empresa e convidá-la a participar de um mutirão de audiências virtuais conciliatórias. 
"(...) A falta de propostas efetivas de acordo levou à suspensão de novos agendamentos até que a Hurb venha a apresentar prazos razoáveis para as devidas devoluções de valores ou cumprimento de ofertas aos consumidores que registraram suas reclamações junto aos canais de atendimento do Procon", aponta Coelho. 
Segundo Coelho, todos os meios de conciliação foram empregados na tentativa de solucionar os casos individuais registrados junto à autarquia.

"Apesar de reuniões com representantes da empresa, não foi possível, até o momento, chegarmos a um resultado satisfatório para a maioria dos consumidores. Sendo assim, além da autuação resultado de processo administrativo instaurado no início deste ano, poderão ser aplicadas outras multas nos demais procedimentos individuais", disse Coelho.
Em nota enviada ao O Dia, a Hurb informou que, "por questões legais, não comenta processos em andamento". A empres afirma que está à disposição dos órgãos responsáveis para esclarecimentos.

"A empresa aproveita para reiterar seu comprometimento com todos os stakeholders e frisa que está trabalhando em uma força-tarefa para a normalização das operações, prezando pelo melhor interesse de seus consumidores e parceiros", diz a nota.