Existe um profissional da área a cada 503 habitantesDivulgação
Este dado coloca o Brasil como o país com a maior quantidade de cirurgiões-dentistas do mundo, levando em consideração que a população brasileira atingiu a marca de 203 milhões, segundo o Censo de 2022, com uma média de um profissional para cada 503 habitantes.
O setor estético que inclui a avaliação de sistemas, equipamentos odontológicos, implantes dentários, coroas, pontes dentárias, facetas, entre outros procedimentos, é o que mais avança nos últimos anos. Espera-se que esse nicho da odontologia expanda sua taxa anual composta em 13% de 2024 a 2030.
Além disso, Maria Amélia acredita que apesar do país ser topo no ranking mundial em quantidade de profissionais, a empregabilidade segue em alta, visto que a Brasil ainda enfrenta barreiras de acesso a serviços na odontologia em algumas regiões brasileiras.
O mercado de trabalho em Odontologia varia bastante em cada região do Brasil e existem inúmeras áreas que o dentista pode trabalhar. A maior concentração de profissionais está nas regiões Sul e Sudeste, principalmente, nas capitais de grande porte. Porém, no Norte, Nordeste e Centro-Oeste existe uma carência maior de profissionais, tanto no sistema público, quanto no atendimento privado, sendo essas regiões as que possui o maior número de vagas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.