O cidadão pode fazer as solicitações por meio do aplicativo Meu INSSINSS/Divulgação
“Eu estava preocupada com a burocracia e achei que precisaria de ajuda de terceiros. Mas ao acessar o Meu INSS, vi que era muito mais fácil do que eu imaginava. Exclui o procurador e, agora, eu mesma acompanho de perto o andamento do meu pedido”, conta Soraia.
De fato, a ferramenta permite que o cidadão solicite benefícios, acompanhe o andamento de processos e emita documentos de forma simples e intuitiva. Assim como fez Soraya, basta acessar o Meu INSS e preencher um cadastro, informando o CPF e uma senha de acesso.
Ao navegar pela plataforma, encontramos a opção "Solicitar benefícios". Aí é só escolher o benefício desejado e preencher as informações solicitadas. Depois, basta anexar os documentos necessários - no caso de Soraya, a certidão de óbito, comprovante de residência e certidão de nascimento dos filhos. A partir daí, é conferir as informações e acompanhar o pedido por meio do número de protocolo.
O Meu INSS é uma ferramenta gratuita, fácil de usar e permite resolver diversas questões relacionadas ao INSS sem sair de casa. O cidadão ganha tempo, evita filas e pode acompanhar o andamento do seu processo. O Meu INSS pode ser acessado como site ou aplicativo para celular.
Alerta
Todo cuidado é necessário quando se trata dos dados e documentos pessoais. Por isso, o INSS alerta: desconfie de pessoas que oferecem “facilidades” mediante pagamento, especialmente quando prometem agilizar processos ou garantir a concessão de benefícios.
O INSS não solicita dados e documentos pessoais por meio de aplicativos ou SMS e nunca entra em contato direto para pedir informações ou o envio de fotos de documentos. Caso receba uma solicitação desse tipo, na dúvida, ligue para o 135 para confirmar a autenticidade da comunicação.
Como solicitar pensão por morte
- Entre no Meu INSS;
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.