Fachada do histórico prédio do Colégio Pedro II na Rua Marechal FlorianoArquivo / O Dia
Opções em diversas unidades
Neste ano, o edital traz uma nova distribuição das vagas reservadas a candidatos com deficiência (PcD), que estudaram em escola pública (EP), que são pretos, pardos ou indígenas (PPI) ou que se enquadram nos critérios de cota social (CS).
Para os candidatos ao 6º ano, a seleção será por meio de provas objetivas de Português e Matemática e de Redação, aplicadas em 22 de outubro. Os conteúdos programáticos das provas estão disponíveis no Anexo II do edital.
Para o Ensino Médio, são 721 vagas distribuídas entre os cursos regular, noturno e integrado. Candidatos ao ensino médio integrado podem optar entre os cursos técnicos em Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Meio Ambiente e Instrumento Musical (modalidade Piano, Violão ou Flauta Transversal).
Do total de vagas oferecidas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham cursado todos os anos do ensino fundamental (1º ao 9º anos) em escola da rede pública. Para este grupo de candidatos há ainda vagas reservadas de acordo com a renda familiar (Cota Social) e também para pretos, pardos e indígenas (PPI). Do total de vagas em cada campus também haverá reserva de vagas para candidatos com deficiência (PcD) física, visual, auditiva, intelectual ou com transtorno do espectro do autismo. Confira mais detalhes sobre a distribuição das vagas reservadas no edital (item 5).
Para os candidatos ao ensino médio regular e noturno, a seleção será por meio de provas objetivas de Português e Matemática e de Redação. Para os candidatos ao ensino médio integrado também será aplicada prova de conhecimentos específicos.
As provas serão aplicadas em 29 de outubro. Os conteúdos programáticos estão disponíveis no Anexo II do edital.
As inscrições devem ser feitas pela página de concursos e seleções do CPII, de 2 a 31 de agosto.
Candidatos que não dispuserem de meios técnicos para realizar a inscrição poderão comparecer em quaisquer dos campi do CPII em que haja oferta de vagas, entre 14h e 16h, no período de 2 a 30 de agosto.
O candidato deve se inscrever na seleção desejada informando seu CPF e RG. Só é permitida uma inscrição por candidato, logo não é possível concorrer para mais de um campus ou curso, sendo válida a inscrição que tiver sido realizada por último.
Após realizar a inscrição, é necessário imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagá-la até a data de vencimento presente no documento no Banco do Brasil. Caso seja necessário, a GRU poderá ser reimpressa durante todo o período de inscrição. A confirmação do pagamento será feita pelo banco ao final do período de inscrições.
Pedido de isenção
Podem solicitar isenção da taxa de inscrição, candidatos com baixa renda que atendam aos requisitos do edital (consultar todo o item 7 do edital). A solicitação de isenção da taxa deve ser feita entre 2 e 8 de agosto, informando os dados pessoais e o NIS do candidato. Candidatos que tenham o pedido de isenção negado poderão se inscrever na seleção pagando a taxa de inscrição até 31 de agosto.
6º ano do Ensino Fundamental
Ensino Médio Regular
Ensino Médio Noturno
Ensino Médio Integrado - Técnico em Administração
Ensino Médio Integrado - Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
Ensino Médio Integrado - Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Integrado - Técnico em Instrumento Musical - Flauta transversal
Ensino Médio Integrado - Técnico em Instrumento Musical - Piano
Ensino Médio Integrado - Técnico em Instrumento Musical - Violão
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.