Debate da Veja reúne quatro candidatos a prefeito do Rio, nesta quinta-feira (12)Divulgação/Veja
Publicado 12/09/2024 16:39 | Atualizado 12/09/2024 20:37
Rio - Os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro participaram, nesta quinta-feira (12), do debate promovido pela VEJA em parceria com a ESPM e apoio do instituto Paraná Pesquisas e do escritório Bonini Guedes Advocacia. Foram convidados para o encontro os cinco primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto: Eduardo Paes (PSD), Alexandre Ramagem (PL), Tarcísio Motta (Psol), Marcelo Queiroz (PP) e Rodrigo Amorim (União). Paes, no entanto, alegou incompatibilidade em sua agenda eleitoral e não compareceu.
Publicidade
O atual prefeito lidera todos os levantamentos de intenção de voto dos cariocas, com possibilidade de vitória ainda no primeiro turno. A sua ausência foi duramente criticada por seus opositores, Ramagem, Amorim e Queiroz. 
O debate teve cinco blocos, sendo dois para perguntas feitas pelos candidatos entre si, dois para questionamentos pelos jornalistas de VEJA e um para considerações finais.
Primeiro bloco
No primeiro bloco, os candidatos perguntaram para os candidatos. Amorim e Queiroz fizeram dobradinha para atacar Paes. Ambos usaram seu tempo para criticar a atuação do prefeito no quesito Segurança Pública.
Segundo bloco
Segundo bloco, No segundo, jornalistas de VEJA fizeram perguntas aos candidatos. Rodrigo Amorim respondeu a pergunta sobre se vai manter comissão da Prefeitura do Rio a favor de ações. Ele disse que o tema ficará a cargo, principalmente, de seu vice, Fred Pacheco.
Tarcísio, ao ser questionado sobre como pretende lidar com comércio informal no Rio, destacou o papel da prefeitura. "Ninguém pode ser tratado como criminoso porque trabalha. A prefeitura tem o papel de organizar isso. Imagina sua cidade sem o camelô. É uma questão de emprego e renda, não para a Guarda Municipal. Há trabalho para todo mundo", disse. 
Já Ramagem respondeu uma pergunta sobre a questão climática e o Meio Ambiente no Rio. "Sirenes, tecnologia, estações de medição que vejam o volume d’água. Temos que valorizar a Defesa Civil e a geoRio
para tratar bem nossa população", disse. 
Ao ser indagado sobre o tema "Saúde no Rio", Queiroz criticou as filas no sistema municipal e disse que vai criar cinco novos centros de saúde e garantiu que, se eleito, vai estabelecer a telemedicina e instalar um aplicativo para avaliar o serviço. "Hoje, aliás, não há nada da prefeitura para avaliar a Saúde. Ele não tem coragem", criticou Queiroz sobre a gestão de Paes.
Terceiro bloco 
No terceiro bloco, os candidatos voltaram a trocar perguntas entre si, com direito a réplica e tréplica. Os quatro candidatos trocaram acusações. Amorim voltou a reforçar que Tarcísio apoia Lula, mas o presidente não o apoiou. O candidato do União também usou o seu tempo para acusar Tarcísio por não ter se posicionado sobre as acusações de assédio contra o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Esse mesmo questionamento foi feito no debate realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na tarde de quarta-feira (11).
Quarto bloco 
No quarto bloco, os candidatos responderam mais uma rodada de perguntas de jornalistas de VEJA. Ao ser questionado sobre Segurança Pública, Ramagem defendeu armar a Guarda Municipal e garantiu que, se eleito, vai promover a "maior integração em segurança no Rio de Janeiro". Ao responder sobre o mesmo assunto, Amorim disse que pretende transformar a GM-Rio em Polícia Municipal. Ele também afirmou que, se eleito, vai privilegiar o policiamento nas zonas turísticas. Tarcísio, então, pontuou que Amorim iria conceder "tratamento diferenciado para a orla do Rio. "Enquanto na favela, é tiro, porrada e bomba? Tá errado demais isso. A cidade é de todos os cariocas", retrucou.
Queiroz também respondeu perguntas sobre Educação. "A gente precisa valorizar o servidor. A inflação em relação ao salário está em 20%. Não temos vagas em creches, faltam professores nas salas de aula", disse. Já Amorim, defendeu a implantação de colégios confessionais e cívico-militares. 
Declarações finais
No quinto e último bloco, cada candidato terá 2 minutos para fazer comentários finais acerca do debate e deixar uma mensagem ao eleitor.
Tarcísio Motta - "Sou um professor de história com muito orgulho. Aprendi com a minha família que gente é pra brilhar, não pra morrer de fome. Temos que dar direito a futuro para quem hoje passa fome no Rio de Janeiro. Quero que você repense, não reduza seus horizontes. Vamos apostar em novos horizontes. Vote nos candidatos e candidatas do Psol. Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa bancada. O Rio
merece mais, mas merece mais, mesmo!"
Marcelo Queiroz: "Temos aqui dois lados. O lado de Lula, representado pelo prefeito Eduardo Paes, e o de Bolsonaro, com Ramagem. Eu represento o centro, contra os extremos. Pretendo resolver a aprovação automática, a fila no Cisreg, a fila na creche. E defendo um Rio mais caramelo, não porque amo os animais, mas porque isso representa tudo de melhor no Rio. Precisamos de um prefeito, não de um blogueiro".
Alexandre Ramagem: "Nenhum de nós aqui fugiu do embate como o prefeito Eduardo Paes. Formamos uma frente de direita, eu e Rodrigo Amorim. Defendemos o cidadão de bem. Ficamos na segurança pública, que é reflexo pra todos os setores. Não queremos escolas sem segurança, nem fraude na saúde. Não esse prefeito, que em 12 anos nunca encarou com responsabilidade a ordem pública. Vamos ao segundo turno ganhar essas eleições".
Rodrigo Amorim: "Quero lamentar a ausência do frouxo, o atual prefeito Eduardo Paes, o prefeito que não quer ser prefeito. E quer usar esse momento como trampolim para ser governador. Formamos, eu e Ramagem, duas candidaturas de direita. Enfrentei a Máfia do Reboque e vou ter coragem para restaurar a ordem no Rio de Janeiro. Sou carioca, apaixonado por essa cidade e conservador". 
Veja como foi a agenda dos candidatos nesta quinta-feira (12)
Candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes visitou o Terminal de BRT Pingo D'Água, em Guaratiba, na Zona Oeste. Durante a visita, o candidato prometeu que levará o modelo do programa BRT Seguro para os parques municipais e principais praças da cidade, além de expandir o serviço de conexão ao modal de transporte dos ônibus articulados.

"Temos a experiência positiva do BRT Seguro, com ações diárias importantes. Diminuiu em 90% o vandalismo nas estações. Queremos não só ampliar o programa no BRT como também levar para os parques e principais praças da cidade. Com um trabalho eficiente, organização e uma boa gestão, vamos trazer ainda mais segurança para equipamentos da Prefeitura", afirmou Eduardo Paes.

O candidato do PL, Alexandre Ramagem, prometeu acabar com a desordem e a insegurança no entorno do Aeroporto Santos Dumont, no Centro da cidade. Segundo ele, são constantes as reclamações de assaltos e excesso de multas aplicadas pela prefeitura no local. O candidato também se comprometeu a criar espaços de convivência para motoristas em diferentes pontos do município.

"O serviço de taxistas e motoristas de aplicativo emprega muita gente e precisa ser tratado como parte essencial para a mobilidade urbana do Rio. Nós precisamos criar um planejamento inteligente junto a esses profissionais, incluindo a atuação da Guarda Municipal, fiscalizando de maneira devida e os auxiliando a fazerem o melhor trabalho. Eles não podem mais ser prejudicados nas ruas e vítimas da violência. Vamos fortalecer a segurança em toda essa região do entorno do Aeroporto Santos Dumont", disse Ramagem.
Veja a agenda dos candidatos para sexta-feira (13)
Eduardo Paes - visita a Rua Sonho Meu (Residência e Unidade de Acolhimento), em Cascadura, que integra o programa Seguir em Frente. O ponto de encontro será na Avenida Ernani Cardoso, 21 - Cascadura.
Alexandre Ramagem -  vai debater, às 10h, políticas públicas voltadas para mulheres, em evento organizado pelo PL Mulher, na Ilha Itanhangá, na Barra da Tijuca. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, estará no evento.
Carol Sponza - às 10h, faz corpo a corpo na Central do Brasil. O ponto de encontro será na esquina em frente ao Palácio Duque de Caxias. 
Leia mais