Ramagem recebeu apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro na disputa para Prefeitura do RioDivulgação
Publicado 06/10/2024 22:11
Rio - Alexandre Ramagem (PL), segundo colocado na disputa ao cargo de Prefeito do Rio, disse, em entrevista coletiva na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, na noite deste domingo (6), que está satisfeito com o desempenho na eleição. O candidato recebeu 948.631, o que corresponde a 30,81% dos eleitores.
Publicidade
"Estamos muito satisfeitos e felizes com o nosso desempenho. As pesquisas colocavam o porcentual do atual prefeito com mais do que o dobro dos nossos votos e não foi isso que as eleições demonstraram. Foi um trabalho que começamos no início do ano e o porcentual que se apresentava era de 2%. Agora fechamos com quase 31%, que é um percentual de segundo turno que se verifica em outras capitais pelo Brasil", avaliou.
Ramagem destacou que se a campanha tivesse mais tempo, ele disputaria o segundo turno. Apesar do resultado não ter sido o esperado, o candidato entendeu que sua campanha deixou um impacto positivo. 

"Nós viemos para a eleição com o intuito de ganhar, não para marcar posição. Estivemos em contato com a população em todas as regiões da cidade. Nós, que chegamos com grande desconhecimento, conseguimos pautar os temas da eleição que foram a criminalidade e a violência. Agradeço a todos os eleitores, aos quase 1 milhão de votos que recebemos. Mostramos que viemos fortes e estamos formando um bloco de oposição como há muito tempo não se via, que vai mostrar para a população como se deve governar e criticar uma gestão que endividou a cidade e gastou deficitariamente. Vamos acompanhar e fiscalizar os gastos do próximo mandato", comentou.

Pela manhã, Ramagem votou no Colégio Santa Mônica, na Barra da Tijuca, ao lado de Jair Bolsonaro, da mulher, Rebeca Ramagem, de outras lideranças e de apoiadores. Depois, o deputado federal acompanhou as votações do vereador Carlos Bolsonaro (PL), no mesmo bairro, e do ex-presidente do país, na Vila Militar, em Deodoro.
Paes reeleito
O prefeito Eduardo Paes (PSD), de 54 anos, foi reeleito, neste domingo (6), e segue no comando da cidade pelos próximos quatro anos. Ele teve mais de 1,8 milhão de votos, o equivalente a 60,47% do total. O deputado estadual e ex-secretário da Casa Civil da capital Eduardo Cavaliere (PSD) será o vice-prefeito.
Será a quarta vez que Paes governará a capital, se tornando o prefeito com mais tempo no cargo. O atual prefeito acompanhou a apuração dos votos ao lado da mulher e a equipe de campanha na residência oficial da Prefeitura do Rio, a Gávea Pequena.
"Se vocês acharam que os meus três mandatos foram bons, vocês não imaginam o que eu vou fazer no quarto. Queria muito agradecer ao povo dessa cidade. Acho que essa eleição é aquilo que a gente deseja para o Brasil. A gente mostrou nessa eleição que da para juntar muita gente e construir uma coisa melhor para o país", disse o prefeito reeleito momentos depois da confirmação do resultado. Paes também agradeceu o apoio do presidente Lula durante a campanha. "Nós cariocas reconhecemos o carinho que você tem com essa cidade", disse.
Resultados
Com 100% das urnas apuradas, Paes somou 1.861.856 votos, ou 60,47% dos válidos. Alexandre Ramagem (PL), que aparecia em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, obteve 948.631 votos (30,81%). Brancos (4,39%) e nulos (7,06%) somaram 398.109 votos. Confira a lista completa:
- Eduardo Paes (PSD) - 60,47% (1.861.856 votos)
- Alexandre Ramagem (PL) - 30,81% (948.631 votos)
- Tarcísio Motta (Psol) - 4,20% (129.344 votos)
- Marcelo Queiroz (PP) - 2,44% (74.996 votos)
- Rodrigo Amorim (União Brasil) - 1,11% (34.117 votos) Anulado Sub Judice
- Carol Sponza (Novo) - 0,66% (20.351 votos)
- Juliete Pantoja (UP) - 0,22% (6.828 votos)
- Cyro Garcia (PSTU) - 0,08% (2.453 votos)
- Henrique Simonard (PCO) - 0,02% (595 votos)
Leia mais