Pelé completa 80 anos - Gisele Berthier/Parceiro/Agência O Dia
Pelé completa 80 anosGisele Berthier/Parceiro/Agência O Dia
Por iG
Rio - Um estudo feito pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) apontou que entre as dez personalidades nascidas no Brasil mais conhecidas no mundo existem três jogadores de futebol: Pelé, Garrincha e Zico.

O resultado veio do estudo Pantheon – Mapping Historical Cultural Production que analisou diversos países pelo mundo levando em consideração a cultura local. O período analisado pelo MIT foi de 4000 a.C. até 2010.

O líder do ranking é o ex-jogador de futebol e ídolo do Santos, Pelé . Ele foi citado por 27,45% dos entrevistados. Já Garrincha , ex-atleta do Botafogo, está na terceira posição do ranking de pessoas mais famosas nascidas no Brasil. Fechando o top 10, o Galinho de Quintino, Zico também foi lembrado com 24,12%.


Confira o Top 10 da pesquisa do MIT :

Pelé;
Paulo Coelho;
Garrincha;
Luiz Inácio Lula da Silva;
Oscar Niemeyer;
Paulo Freire;
Getúlio Vargas;
Pedro II;
Heitor Villa-Lobos;
Zico

Os jogadores de futebol do Brasil são os mais lembrados em âmbito geral (56%), quando comparado com outras áreas de conhecimento. Os políticos brasileiros vêm em segundo lugar (16,67%), seguidos de músicos, atores, escritores, modelos e cantores. As duas categorias com menos visibilidade pelo mundo são os inventores e biólogos brasileiros. Clique aqui e descubra os dados de estudo de outros países.