Jorge Sampaoli e Fernando Diniz vão se enfrentar pela quinta vez em suas carreirasFotos: Marcelo Cortes/Flamengo e Mailson Santana/Fluminense
Publicado 16/05/2023 08:00
Publicidade
Rio - O clássico entre Fluminense e Flamengo pelas oitavas de final da Copa do Brasil vai promover o reencontro entre Fernando Diniz e Jorge Sampaoli após quase três anos. Os treinadores, que disputam o duelo inicial nesta terça-feira (16), às 21h, no Maracanã, vivem momentos diferentes em seus clubes. Enquanto o Rubro-Negro tenta se encontrar na temporada sob novo comando, o Tricolor vive boa fase em uma frente consolidada.
Jorge Sampaoli chegou ao Flamengo com a missão de reerguer o time após uma sequência de cinco títulos perdidos com Vítor Pereira no início de 2023. Dos oito jogos que disputou, no Brasileiro e na Libertadores, desde sua estreia em 20 de abril, o técnico venceu quatro, perdeu três e empatou um.
Além de gerar desconfiança, o início instável de Sampaoli na temporada piora com a sequência de lesões em que vivem jogadores do Flamengo. Na sofrida vitória sobre o Bahia por 3 a 2, no último domingo, o argentino explicou que as cinco substituições que fez no intervalo foram por necessidade, e não por escolha. Com isso, o Rubro-Negro sofre com incertezas no time titular para a partida.
Do outro lado, Fernando Diniz emplaca uma sequência positiva no Fluminense e conquistou o primeiro título de expressão de sua carreira em 2023. O técnico venceu o Campeonato Carioca justamente sobre o Flamengo, e terá oportunidade de encarar o rival em mais uma decisão com o elogiado futebol envolvente, além de contar com suas melhores peças, como Germán Cano, que já marcou 24 gols só nesse ano e pode se tornar o novo carrasco do Rubro-Negro.
Em sua segunda passagem pelo clube, Diniz fez a reestreia no cargo em abril de 2022, ano em que teve seu melhor aproveitamento em Campeonatos Brasileiros, com 64,7% e terceiro lugar na tabela. Além disso, chegou à semifinal da Copa do Brasil. Em 2023, ele tem uma campanha consolidada. Em seis jogos da Série A, ele venceu quatro, empatou um e perdeu um. Já na Libertadores, o Tricolor é o único com 100% no torneio.
Portanto, Sampaoli e Diniz, que vivem momentos distintos, vão se encontrar pela quinta vez em suas carreiras com o mesmo objetivo: passar para as quartas de final da Copa do Brasil. O retrospecto de partidas entre os dois técnicos é equilibrado em quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro em 2019 e 2020.
Sob o comando do Santos, Sampaoli venceu Diniz no Fluminense, e empatou outra partida com o São Paulo. O argentino também ganhou o São Paulo quando estava a frente do Atlético-MG. Contudo, também levou uma derrota em duelo entre as mesmas equipes. Sendo assim, o atual treinador do Flamengo tem duas vitórias contra um triunfo do técnico tricolor, além de um empate.
Confira o retrospecto:
02/05/19 - Santos 2 x 1 Fluminense
16/11/19 - Santos 1 x 1 São Paulo
03/09/20 - Atlético-MG 3 x 0 São Paulo
16/12/20 - São Paulo 3 x 0 Atlético-MG
*Matéria da estagiária Larissa Carvalho sob a supervisão do repórter Leonardo Bessa
Publicidade
Leia mais