Papu Gómez foi campeão da Copa do Mundo de 2022 com a Argentina, no CatarDivulgação / FIFA

Espanha - O meia argentino Papu Gómez, de 35 anos, foi punido com dois anos de suspensão por doping. Há três semanas, ele foi anunciado como novo reforço do Monza, da Itália. De acordo com o site espanhol 'Relevo', Gómez testou positivo para uma substância proibida em novembro do ano passado, antes de disputar a Copa do Mundo.
Na época, o argentino ainda era jogador do Sevilla. Em um teste surpresa, foi pego e alegou ter tomado o xarope de um dos seus filhos na noite anterior, uma vez que não estava dormindo bem. Entretanto, Gómez não consultou os médicos do clube previamente.
As informações do site espanhol mostram que atleta e clube já sabiam do resultado positivo há meses, mas a punição de dois anos foi confirmada somente nesta semana. O teste, inclusive, foi um dos motivos que pesou na decisão de romper o contrato do meia argentino, que ia até 2024. 
Segundo o 'Relevo', Gómez chegou a pensar em ficar de fora dos gramados até janeiro, visando aguardar uma definição da suspensão. Porém, o meia acertou sua chegada ao Monza e atuou por duas partidas com a camisa do clube italiano. Ele ainda pode entrar com um recurso e tentar reduzir o prazo de punição.