Rio e Niterói querem sediar o Pan de 2031Reprodução / Instagram

Rio - Nesta quinta-feira (1º), a Panam Sports, que é responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, oficializou a candidatura conjunta de Rio e Niterói para receber os eventos em 2031.
O anúncio ocorre após a entrega do dossiê de candidatura das cidades. A capital do Paraguai, Assunção, está na disputa com Rio-Niterói para receber os Jogos.
"Estamos muito felizes e orgulhosos de que cidades importantes do nosso continente sejam oficialmente candidatas a sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Elas não apenas atendem aos requisitos de cidade-sede, como suas autoridades também demonstram paixão e motivação, fatores muito importantes para esse tipo de processo. Parabenizo os Comitês Olímpicos do Paraguai e do Brasil e desejo-lhes muito sucesso", disse o presidente da Panam Sports, Neven Ilic.
De acordo com as Prefeituras do Rio e de Niterói, o planejamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 serviu de base para a elaboração do dossiê entregue ao Panam Sports. Há o compromisso de "realizar um evento de baixo custo", sem elefantes-brancos, e que deixe legados.
"A nossa experiência na organização de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com certeza, nos ajuda. Mas também queremos aprender com todas as nações das Américas, ouvir sugestões e partilhar conhecimentos. Dessa maneira, organizaremos Jogos grandiosos não só para os cariocas, para o povo brasileiro, mas também para todos no continente", afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Na proposta apresentada, de acordo com as Prefeituras, a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos está marcada para o dia 8 de agosto, e a de encerramento, para 24 de agosto. Os Jogos Parapan-Americanos começariam em 7 de setembro e terminariam em 16 de setembro.
"Teremos um legado de infraestrutura urbana, esporte e mobilidade que vai ultrapassar as cidades-sede e se estender para toda a Região Metropolitana. Antes mesmo dos Jogos Pan-Americanos, lançaremos o Time Rio-Niterói, um programa de apoio aos atletas que tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e engloba todo o Estado do Rio. Além disso, vamos fazer cinco Ginásios Educacionais Olímpicos em Niterói", destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
A escolha será anunciada em agosto. A próxima edição do evento que envolve os países da América irá acontecer em 2027 em Lima, no Peru.