Alpine confirmou Franco Colapinto nos próximos cinco GPs de Fórmula 1 Divulgação
Fórmula 1 tem outra troca de pilotos na temporada e argentino ganha chance
Franco Colapinto correrá pela Alpine com um contrato de cinco GPs
O anúncio da Alpine que o argentino Franco Colapinto entrará na vaga do australiano Jack Doohan faz com que a Fórmula 1 tenha a segunda troca de pilotos antes do meio da temporada. Antes da equipe francesa, a Red Bull Racing já havia trocado o neozelandês Liam Lawson pelo japonês Yuki Tsunoda.
Os motivos foram os mesmos: falta de desempenho. Mas no caso de Doohan, a pressão já vinha desde antes do início da temporada. Isso porque já existiam rumores de que Colapinto tinha boas chances de assegurar vaga no cockpit da Alpine.
Mas também não está garantido até o fim do ano. Inicialmente, ele assinou contrato de cinco corridas e estará em ação no GP de Emilia-Romagna, de 16 a 18 de maio. E também correrá em Mônaco e Espanha, Canadá e Áustria.
"Com a concorrência tão acirrada este ano e com um carro competitivo, estamos em uma posição em que vemos a necessidade de alternar nossa formação. Também sabemos que a temporada de 2026 será importante para a equipe e fazer uma avaliação completa e justa dos pilotos nesta temporada é a coisa certa a fazer para maximizar nossas ambições no próximo ano. As próximas cinco corridas nos darão a oportunidade de tentar algo diferente e, após esse período, avaliaremos nossas opções", explicou o consulto Flavio Briatore, que assumiu interinamente como chefe de equipe.
Caso Colapinto vá bem, continuará. Se também for mal, um retorno de Doohan não é descartado.
"É claro que é difícil aceitar os últimos acontecimentos, pois sou um piloto profissional e quero competir. Mas aprecio a confiança e o compromisso da equipe. Vou continuar a trabalhar arduamente, a observar com interesse as próximas cinco corridas e a perseguir os meus objetivos pessoais", disse Doohan no comunicado da equipe.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.