Son Heung-min, destaque da Coreia do Sul Foto: AFP

Nesta quinta-feira (5), pelo Grupo A das Eliminatórias da Ásia, o Uzbequistão fez história e se classificou pela primeira vez para a Copa do Mundo de 2026. Em um empate sem gols com os Emirados Árabes Unidos, a seleção se tornou a terceira asiática a se classificar. Um pouco mais tarde, Coreia do sul e Jordânia, do Grupo B, também se garantiram no torneio. Cinco das oito vagas disponíveis para o continente já estão preenchidas.
Além dos países-sede, Estados Unidos, Canadá e México, o trio se junta a Japão, Irã, Argentina e Nova Zelândia, que já haviam garantido a classificação.

Uzbequistão

Desde a dissolução da União Soviética em 1991, o país será o terceiro do antigo bloco a disputar a Copa do Mundo. Rússia e Ucrânia são as outras ex-nações socialistas que já foram ao torneio mundial. O Uzbequistão será o primeiro vindo da Ásia.
Os uzbeques haviam batido na trave duas vezes, nas eliminatórias para 2006 e 2014, quando caíram na repescagem. Agora, com nomes que figuram no futebol europeu, como o zagueiro Kusanov, do Manchester City, a seleção conseguiu se classificar diretamente e com uma rodada de antecedência.

Coreia do Sul

Em uma vitória por 2 a 0 sobre o Iraque, fora de casa, os coreanos se classificaram para 11ª Copa consecutiva. No total, disputaram o torneio por 12 vezes. A sua melhor posição foi em 2002, quando chegou às semifinais.

Jordânia

A Jordânia também será estreante. Com uma vitória de 3 a 0 sobre Omã, a vice-campeã da Copa Asiática de 2023 finalmente conseguiu a classificação.