Michele Kang assumiu a presidência do LyonLyubomir Domozetski/Lyon
Publicado 09/07/2025 11:03
O Lyon reverteu o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Francês e garantiu permanência na Ligue 1 para a próxima temporada. O Comitê de Apelações da Direção Nacional de Controle e Gestão deu a decisão favorável ao clube, que havia entrado com recurso. A DNCG é a organização responsável por monitorar e supervisionar as contas dos clubes da liga.
Publicidade
Nesta quarta-feira (9), o Lyon emitiu um comunicado para comemorar a decisão e agradecer ao Comitê de Apelações.
Confira:
O Olympique Lyonnais comemora a decisão de hoje da DNCG de manter o clube na Ligue 1. O OL agradece ao Comitê de Apelações por reconhecer a ambição da nova administração do clube, determinada a garantir uma gestão séria no futuro.
A nova gestão, apoiada pelo comprometimento e dedicação de nossos acionistas e credores, é extremamente grata por todo o apoio recebido dentro e fora do Clube, incluindo de seus torcedores, funcionários, jogadores, parceiros e autoridades eleitas.
A decisão de hoje é o primeiro passo para restaurar a confiança no Olympique Lyonnais. Agora podemos concentrar nossa atenção em nossos objetivos esportivos e nos preparar totalmente para a próxima temporada.

Relembre o caso

No dia 24 de junho, a Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) rebaixou o Lyon para a segunda divisão do Campeonato Francês por motivos financeiros. A organização aguardou que os dirigentes apresentassem garantias financeiras de que o clube tinha condições de pagar suas dívidas antes de bater o martelo.
O Lyon classificou a decisão como "incompreensível" e trabalhou para reverter o cenário. Poucos dias depois, o time apareceu no calendário da Ligue 1. Na época, o site 'RMC Sports' informou que os franceses conseguiram um efeito suspensivo enquanto recorriam.
Em paralelo, o Lyon fechou um acordo com a Uefa que podia garantir sua participação na próxima edição da Liga Europa, desde que a decisão da DNCG fosse revertida, o que aconteceu nesta quarta-feira (9).

Mudanças

No fim de junho, John Textor admitiu erros durante o período na liderança do Lyon e renunciou ao comando do clube francês: "Eu vou passar muito mais tempo pensando na Eagle (Football) globalmente, voltando mais para o Botafogo. Tenho ótimos sócios, acionistas que vão tomar à frente para lidar com assuntos que eu honestamente não fui muito bom para lidar na França. Estou ansioso para me reconectar com o Brasil. Nós vamos ficar bem lá (na França)", disse o americano, em entrevista à TV Globo.
Textor continua dono do Lyon, mas não exerce mais função de liderança no futebol do clube francês. O alemão Michael Gerlinger foi escolhido como novo CEO, e a sul-coreana naturalizada americana Michele Kang assumiu a presidência.
"Estamos entrando em um período crítico para o OL (Olympique Lyonnais) e gostaria de agradecer a John por seu comprometimento e visão em trazer o clube para a família Eagle Football. Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com Michael, a equipe de gestão do OL e o Conselho de Administração para apoiar o clube durante os procedimentos do DNCG e além", disse Michele Kang, ao site do Lyon, depois de assumir o cargo.
Leia mais