America enfrentou a Portuguesa, neste domingo (14), no Giulite Coutinho, pelo jogo de ida da final da Copa RioJoão Carlos Gomes/America
Publicado 20/09/2025 08:00 | Atualizado 20/09/2025 08:41
Rio - Dias após completar 121 anos, o America, um dos clubes mais emblemáticos do Rio, está perto de voltar a conquistar um título após sete anos. Ao se classificar para a final da Copa Rio, contra a Portuguesa, o clube garantiu a volta a uma competição nacional, algo que não acontece desde 2010. Sob gestão do presidente Romário, o time vem passando por um processo de reestruturação nos últimos anos. 
Publicidade
No último sábado (13), com a vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa no jogo de ida em casa, no Giulite Coutinho, o Mecão deu um passo importante e abriu vantagem na decisão. O segundo jogo será neste sábado (20), às 18h (de Brasília), no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador.
Anunciado no final de julho, Leandrão assumiu o comando do America após o afastamento de Sidney Moraes, que precisou passar por uma cirurgia de emergência. Ex-atacante com passagens por Vasco, Botafogo e Internacional, o treinador, ao lado do auxiliar técnico Válber — ídolo rubro e com trajetória também nos quatro grandes do Rio —, vem conduzindo um trabalho sólido à frente do time de Romário.
"Eu cheguei praticamente um dia antes do jogo contra o Audax, praticamente não conhecia os atletas. A gente conseguiu um empate logo depois e teve o adiamento da próxima rodada. Consegui um tempo para trabalhar, conhecer os atletas, o perfil de cada um. E fomos conseguindo as vitórias, concretizar nosso trabalho, colocar em prática aquilo que eu achava importante para a metodologia do clube, o perfil  de um time agressivo ofensivamente, bem organizado defensivamente", disse Leandrão em entrevista ao DIA.
Na presidência do America desde janeiro de 2024, o ex-jogador Romário vem fazendo reformas significativas na estrutura do clube. Em outubro do ano passado, conseguiu alterar o estatuto para aumentar o tempo de seu mandato e abrir a possibilidade para uma SAF. 
Sob sua gestão, em busca de adequar o time às demandas atuais, o tetracampeão tem implementado modernizações administrativas, desde a criação de departamentos especializados, como o de marketing e comunicação, até a busca de reconhecimento de títulos históricos, como a Taça dos Campeões de 1982, vencida em cima do Guarani de Campinas, no Maracanã
"Eu não tinha nenhuma experiência de administração de clube. A gente encontrou um America deteriorado, o que fizeram foi uma vergonha", disse Romário em entrevista recente ao DIA.
Perguntado sobre a gestão do Romário, Leandrão relatou a paixão e o empenho do atual presidente em reerguer o tradicional clube carioca.
"Eu acho que o mais importante é que o Romário, que é o nosso presidente, tem uma paixão muito grande pela America.  Ele vive o America, torce pela América e faz de tudo para que o clube se organize. Eu acho que tudo que vem acontecendo, que tem para acontecer, se não tiver organização, se não tiver planejamento, com os pés no chão, você não consegue", disse o treinador.

Campanha

Na primeira fase, o America passou pelo Niteroiense com um agregado de 2 a 0. Nas oitavas, eliminou o Audax-RJ pelo mesmo placar. Depois, superou a Cabofriense e na semifinal enfrentou a surpresa Araruama. 
Com isso, o time carioca voltou a uma competição nacional pela primeira vez desde 2010. Naquele ano, a equipe não passou da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro - foram apenas três vitórias, um empate e duas derrotas. O título da Copa Rio dará a oportunidade de escolha entre uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro. O vice herdará a participação não escolhida pelo vencedor.

Veja outras respostas de Leandrão

Como é a relação relação com o Válber, ídolo do clube e seu auxiliar técnico?
"É um cara que não tem o que falar. Conquistou tudo como atleta e busca a formação de treinador, assim como eu. Pensa parecido comigo e me ajuda muito. Como conquistou títulos por times grandes, tem um pensamento de time grande." 
Como você vê as modernizações que o clube vem sofrendo? Há projetos para o futuro?
"O clube vem se organizando, se estruturando. Organizando em todos os setores, para que faça um planejamento, consiga voltar à elite do Campeonato Carioca e entra, como já entrou, no cenário de competições nacionais."
Reportagem do estagiário Luis Gustavo Ribeiro, sob supervisão de Lucas Felbinger
Leia mais