Atlético-MG enfrentou o Lanús na final da Sul-AmericanaPedro Souza/Atlético-MG
Hulk perde pênalti, e Atlético-MG perde para o Lanús na final da Sul-Americana
Equipes empataram sem gols no tempo normal e prorrogação. Nos pênaltis, Hulk, Gabriel Teixeira e Victor Hugo perderam as cobranças do Galo
Rio - O Lanús conquistou o título da Sul-Americana. Em um jogo muito truncado, o time argentino venceu o Atlético-MG na disputa de pênaltis por 5 a 4, após empate sem gols no tempo normal e prorrogação, neste sábado (22), no Defensores Del Chaco, no Paraguai. Foi o segundo título dos hermanos na competição, que também venceram em 2013.
Apesar do domínio do Brasil na Libertadores, os times brasileiros não tem conseguido implementar uma dinastia na Sul-Americana. Nos últimos cinco anos, o país teve um vice-campeão (Bragantino, São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Atlético-MG). O time de Bragança Paulista, no entanto, foi o único que não perdeu para um vizinho, já que foi derrotado pelo Athletico-PR.
Sob forte calor, Atlético-MG e Lanús protagonizaram uma partida tensa e muito disputada. Com isso, os times cometeram muitos erros técnicos e não criaram tantas oportunidades claras de gol. No primeiro tempo, o Galo criou as melhores chances. Guilherme Arana teve a primeira grande chance, mas Losada defendeu. Depois, Bernard quase surpreendeu em cobrança de falta e acertou a trave.
O jogo ficou mais truncado na etapa final. O Atlético-MG teve mais volume, mas não conseguiu transformar o domínio em chances claras. As melhores jogadas surgiam na individualidade de Dudu, que criou a melhor oportunidade do segundo tempo aos 13 minutos. O Lanús, por outro lado, se defendeu bem, mas não conseguia encaixar os contra-ataques com Marcelino Moreno, Rodrigo Castillo e Salvio.
Em meio a dificuldade para criar, o zero não saiu do placar nos 90 minutos. Com isso, a decisão da Sul-Americana caminhou para a prorrogação. No tempo extra, o jogo continuou truncado. Sem pernas, as equipes resistiram. O Atlético-MG teve duas chances claras com Gabriel Teixeira, mas o goleiro Losada salvou o Lanús nas duas oportunidades e levou a decisão para as penalidades.
Nos pênaltis, Lanús e Atlético-MG começaram perdendo a primeira tentativa. Everson defendeu a cobrança de Walter Bou, enquanto Losada pegou a batida de Hulk. Depois, os times acertaram o pé. Izquierdoz, Marcich e Aquino fizeram para os argentinos, enquanto Gustavo Scarpa e Igor Gomes marcaram para o Galo.
A disputa de pênaltis chegou na reta final empatada. Gabriel Teixeira parou em Losada, e o Lanús teve a chance de conquistar o título. Porém, Acosta isolou e perdeu a oportunidade de dar o título para o time argentino. Por fim, Everson empatou e levou a disputa para as alternadas. Cardozo e Alexsander acertaram as primeiras batidas. Depois, Watson fez para o Lanús, enquanto Victor Hugo perdeu.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.