Publicado 09/07/2025 18:38
Inglaterra - Destaque do Botafogo no Mundial de Clubes, John está no radar do Manchester United. Em análise do jornal "The Athletic", o goleiro é destacado pela sua qualidade de passe e é comparado ao também brasileiro Ederson.
Publicidade"Assim como Ederson, cujo passe direto transformou a construção de jogadas do Manchester City, John consegue driblar o meio-campo inteiro com uma bola bem batida. Seus passes são impulsionados em vez de flutuados, o que os torna mais difíceis de interceptar", escreveu o jornal.
Na visão do jornal, goleiro teve destaque por dominância na bola aérea e segurança em suas ações. Além disso, segundo o The Athletic, a "economia nos movimentos" e seu posicionamento ajuda no controle das emoções do sistema defensivo do seu time. A reportagem entende que John transmite calma aos companheiros e aponta que isso seria uma diferença para Onana, atual titular do Manchester United.
"Um fator importante para esse sucesso é sua economia de movimento. Seu posicionamento pré-arremesso é composto e firme, permitindo que ele se mantenha equilibrado e firme antes de reagir. Isso lhe dá uma plataforma ideal para disparar em direção à bola com controle. Onana, por exemplo, tende a fazer ajustes mais exagerados antes dos arremessos — um estilo que tem suas vantagens, mas pode ocasionalmente levar a reações equivocadas ou posições de ataque abaixo do ideal", comentou o The Athletic.
Ressalvas
No entanto, o texto faz ponderações e dá destaque às características do futebol inglês: "É excepcionalmente físico, e jogadores de ataque têm muito menos probabilidade de desistir de duelos aéreos. Os árbitros também tendem a permitir mais contato dentro e ao redor da área de seis jardas", afirmou.
Momento
Com a sua pior campanha da história na Premier League (fase moderna do Campeonato Inglês), o Manchester United vive um momento conturbado internamente e externamente. O jornal britânico, no entanto, ainda acredita que a compra de John seria uma ótima movimentação no mercado.
"Ainda assim, caso o United — ou qualquer outro grande clube inglês — conclua o acordo, seria uma contratação inteligente e sutil. John pode não gerar manchetes, mas em uma liga onde cada papel no elenco importa, ele pode discretamente se tornar uma das contratações mais importantes do verão", finalizou o "The Athletic".
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.