Flamengo não segurou a vantagem e perdeu para o Olimpia fora de casa pela LibertadoresNorberto Duarte / AFP

Se não bastasse a forma como aconteceu a eliminação na derrota por 3 a 1 para o Olimpia, quinta-feira (10) no Paraguai, o Flamengo igualou outras campanhas ruins na Libertadores ao não vencer fora de casa. Foram quatro jogos contra Aucas (Equador), Ñublense (Chile), Racing (Argentina), além dos paraguaios, com dois empates e duas derrotas.
Em 19 participações na competição sul-americana, essa é a quinta vez que o Rubro-Negro tem péssimo desempenho como visitante. Nas outras quatro, foi eliminado na fase de grupos: em 1983, 2002, 2012 e 2017.
A diferença principal entre as outras campanhas é a força do elenco do elenco atual do Flamengo, o mais caro da atual edição e recheado de grandes nomes. Mesmo assim, o time teve desempenho pífio fora do Rio, culminando com a eliminação no Paraguai após ter vantagem de 1 a 0 no Maracanã e ainda abrir o placar.
"(O torcedor) tem que estar bravo, chateado, nervoso com a gente. Resta trabalhar para sermos melhores e fazermos mais em campo", afirmou Everton Ribeiro em coletiva após o jogo de quinta.


Relembre as outras campanhas do Flamengo sem vencer fora de casa


1983
Fase de grupos - 3 jogos com 2 empates (Grêmio e Blooming-BOL) e 1 derrota (Bolívar-BOL).
2002
Fase de grupos - 3 jogos e 3 derrotas (Olimpia, Universidad Católica-CHI e Once Caldas-COL).
2012
Fase de grupos (antes, jogou a fase preliminar) - 4 jogos com 1 empate (Lanús-ARG) e 3 derrotas (Real Potosí-BOL, Emelec-EQU e Olimpia).
2017
Fase de grupos - 3 jogos e três derrotas (San Lorenzo-ARG, Universidad Católica-CHI e Athletico-PR)
2023
Oitavas de final - 4 jogos com 2 empates (Racing e Ñublense) e 2 derrotas (Olimpia e Aucas)