Publicado 10/11/2024 18:02 | Atualizado 10/11/2024 18:55
Rio - Campeão da Copa do Brasil novamente, o Flamengo é um dos maiores vencedores desta competição. A conquista sobre o Atlético-MG foi a quinta da sua história. Ela faz parte de uma trajetória vitoriosa que fez a alegria de rubro-negros em quatro décadas, com equipes diferentes e em gerações diversas. Porém, todas com seus nomes escritos na história do Mengão.
PublicidadeA primeira conquista do Flamengo na Copa do Brasil veio logo na segunda edição da competição, em 1990. Na decisão, o Rubro-Negro encarou o Goiás em jogos de ida e volta, com o primeiro, por motivos de data, sendo disputado em Juiz de Fora, no Helenão. O zagueiro Fernando marcou o gol que deu a vitória pelo placar de 1 a 0. No segundo confronto, no Serra Dourada, o goleiro Zé Carlos foi protagonista e parou o ataque do Esmeraldino, garantiu o empate sem gols e o título para a Gávea.
Já em 2006, a Copa do Brasil foi decidida pela primeira vez por duas equipes do mesmo estado. O Flamengo eliminou o Ipatinga na semifinal, enquanto o Vasco passou pelo Fluminense. Nos dois jogos realizados no Maracanã, foram duas vitórias do Urubu: 2 a 0 na ida com gols dos atacantes Obina e Luizão, e 1 a 0 no jogo de volta com tento anotado pelo lateral-esquerdo Juan.
Tri improvável
Sete anos depois, o Flamengo surpreendeu o país com sua campanha na Copa do Brasil. Em 2013, com elenco modesto e que acabou brigando contra o rebaixamento no Brasileirão até o fim, os comandados de Jayme de Almeida eliminaram times da parte de cima da tabela, como Cruzeiro, Botafogo e Goiás. Na final contra o Athletico-PR, o volante Amaral marcou um golaço no empate em 1x1. Na volta, com o Maracanã lotado em ano de reabertura, Elias e Hernane "Brocador" decidiram a vitória por 2x0.
O último título, em 2022, já em meio à era vencedora e com alto investimento, o Flamengo de Dorival Júnior - curiosamente seu adversário na final deste ano - fez campanha impecável. Após eliminar Altos-PI, Atlético-MG, Athletico-PR e São Paulo, o Rubro-Negro enfrentou o Corinthians em duelo difícil e que só foi decidido nos pênaltis. Na ida, em Itaquera, empate em 0 a 0; No jogo de volta, no Maraca, empate no tempo normal em 1 a 1 e vitória rubro-negra nos pênaltis por 6 a 5, com o gol decisivo marcado por Rodinei.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.