Publicado 30/09/2024 22:18
Rio - Nesta segunda-feira (30), o Vasco entrou com uma Medida Inominada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a mudança das datas dos jogos da volta das semifinais da Copa do Brasil. O Cruz-Maltino acredita que Atlético-MG e Flamengo foram beneficiados com a decisão da CBF.
PublicidadeO Corinthians também entrará com a ação pelo mesmo motivo. O clube paulista, assim como o Vasco, já criticou a mudança de datas das semifinais. A informação foi dada primeiro pelo "ge".
O Vasco se baseou em alguns pontos do Regulamento Geral de Competições para acionar o STJD. Caso não tenha resultado favorável, não descarta entrar na Justiça Comum.
Veja abaixo:
As datas-base da Copa do Brasil foram divulgadas no dia 5 de janeiro e, conforme o regulamento da CBF, "compete à DCO... elaborar e fazer cumprir o Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas";
Perder atleta por Data Fifa não é motivo para mudar dia de jogo, como consta no regulamento: "A convocação de atletas para integrar seleções nacionais não assegura aos seus clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições";
As partes que podem pedir mudança na data de uma partida são: clube mandante, federação mandante ou detentor dos direitos de transmissão (O Vasco alega que o pedido veio dos visitantes).
Entenda o caso
A CBF havia enviado uma solicitação formal ao Vasco sobre a mudança das datas das semifinais da Copa do Brasil, mas a sugestão foi rejeitada. O Atlético-MG solicitou a alteração, já que teria jogadores retornando de convocações.
O Cruz-Maltino, no entanto, alegou que passou por uma situação semelhante nas quartas de final da competição, quando Puma Rodríguez e Jean David chegaram em Curitiba horas antes do jogo contra o Athletico-PR.
Mesmo assim, a CBF decidiu que jogos serão realocados para o fim de semana dos dias 19 e 20 de outubro. O Vasco recebe o Atlético-MG, às 18h30, em São Januário, no dia 19, enquanto o Flamengo visita o Corinthians, no dia seguinte, às 16h, na Neo Química Arena.
Em nota, a entidade explicou que a decisão de colocar os jogos de volta no fim de semana dos dias 19 e 20 de outubro foi por conta do calendário da Conmebol e também para permitir aos clubes "condições igualitárias, após a data Fifa do dia 15 de outubro".
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.